MUNICÍPIO PAGA A TOTALIDADE DO PASSE ESCOLAR AOS ALUNOS DO SECUNDÁRIO

A Câmara Municipal de Albufeira vai pagar a totalidade do valor do passe escolar, no terceiro período do ano letivo, aos alunos do Ensino Secundário (11º e 12º), residentes no concelho ou que se encontrem a frequentar estabelecimentos de ensino noutro local devido à inexistência de curso ou área de estudo na sua área de residência, desde que a situação seja devidamente comprovada. José Carlos Rolo sublinha que a autarquia não se tem poupado a esforços para ajudar as famílias e para evitar o abandono escolar dos jovens.

Na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, os alunos do 11º e 12º ano vão retomar as aulas presenciais, de acordo com a decisão tomada pelo Ministério da Educação, sendo que as escolas vão funcionar com todas as condições de segurança para alunos, professores e funcionários.

Para dar resposta à situação dos transportes escolares, numa altura em que as famílias atravessam grandes dificuldades devido ao impacto da pandemia, o Município de Albufeira decidiu assumir a totalidade do pagamento dos passes escolares dos alunos do ensino secundário, residentes no concelho ou que se encontrem a frequentar estabelecimentos de ensino noutro local devido à inexistência de curso ou área de estudo na sua área de residência, desde que a situação seja devidamente comprovada.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere que o Município não se tem poupado a esforços para apoiar as empresas e as famílias do concelho que, à semelhança do que se passa em outros pontos do País e no mundo, se viram de um momento para outro sem recursos para fazer face aos compromissos do dia-a-dia. “A nossa preocupação é reduzir ao máximo os impactos negativos da pandemia e fazer de tudo para que este não seja um ano perdido para os nossos jovens, proporcionando-lhes todas as condições para evitar o abandono escolar e contribuir para o sucesso educativo”, sublinha.

Refira-se que no âmbito da legislação em vigor, os estudantes do ensino secundário abrangidos pelo transporte escolar comparticipam em 50% o custo do passe, custeando a autarquia os restantes 50% do valor a pagar. No terceiro período do presente ano letivo, será o Município a suportar a totalidade do valor dos passes escolares a serem pagos às empresas de transportes EVA, Frota Azul, Comboios de Portugal e GIRO.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...