MUNICIPIO E ALBUCOOP ASSINAM PROTOCOLO PARA CRIAÇÃO DE “BOLSA DE QUILÓMETROS”

O Município assinou ontem um protocolo de cooperação com a Albucoop – Cooperativa Rádio de Táxis de Albufeira C.R.L., no valor de 100 mil euros, numa cerimónia que decorreu no parque de estacionamento frente ao Tribunal de Albufeira, contíguo a uma das praças de táxis. Trata-se de uma bolsa de transportes que as associações de âmbito social, IPSS’s e pessoas individuais de comprovada vulnerabilidade podem requisitar para transporte a locais necessários, como consultas médicas e outras. Esta é mais uma ação integrante do programa “Município Presente” que visa amenizar os efeitos da Covid-19 sobre a economia e as pessoas em condições vulneráveis.

Numa cerimónia ao ar livre, próxima de uma praça de táxis, o Município assinou ontem publicamente um protocolo de cooperação com a Albucoop - Cooperativa Rádio de Táxis de Albufeira C.R.L., no sentido de ser criada uma bolsa de quilómetros a ser disponibilizada para a concretização de serviços de transporte de pessoas e bens, em casos devidamente justificados. Esta bolsa, no valor total de 100 mil euros é colocada ao dispor dos serviços sociais do Município e de diversas instituições, de acordo com normas elaboradas para o efeito. As instituições abrangidas e valor limite da bolsa de transporte, são: AHSA – Associação Humanitária Solidariedade Albufeira, APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve C.A.S.A. - Centro de Apoio aos Sem Abrigo do Algarve – delegação de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Conferência de São José, de Ferreiras, Conferência de São Vicente de Paulo, Fundação António Silva Leal e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Refira-se que esta iniciativa vem juntar-se a outras no âmbito de um programa elaborado pelo Município de Albufeira, denominado “Município Presente”, que visa amenizar os efeitos da Covid-19 sobre a economia e as pessoas em condições vulneráveis. Ao abrigo desta iniciativa, relembre-se que foi assinado um protocolo com ACRAL na passada sexta feira com vista à entrega de “Cheques Prenda” a todos os alunos no valor de 15 euros para aquisição de produtos no comércio local, perfazendo um total de 120 mil outros. Outras ações como o espetáculo “Corações de Natal” transmitido em direto nas redes sociais no passado fim de semana apoiou os artistas locais e hoje arrancou dos Paços do Concelho um camião decorado com a simbologia do Natal e muita música, com destino a todas as ruas e avenidas do concelho, numa ação a que se intitulou “Natal sobre Rodas”, a fim de recriar a magia da quadra, necessária ao imaginário das crianças.

“Tenho passado por praças de táxis cheias de carros vazios, quando esta é das atividades mais importantes do turismo, são estes profissionais quem recebem os turistas no aeroporto”, salientou o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, no preâmbulo do seu discurso, onde referiu o esforço da autarquia que “já há 10 meses que tem vindo a apoiar” diversos sectores, dada as dificuldades sentidas pelos agentes da economia local, “e se os tempos têm sido difíceis, os que se aproximam não serão mais fáceis”, referiu. O edil fez ainda alusão à comparticipação financeira do Município aquela cooperativa, em julho deste ano, no valor de 94.500 €, com vista a minimizar os prejuízos provocados pela Covid – 19, ajudando os referidos empresários e incentivando o reinício da atividade. José Carlos Rolo prometeu ainda não cessar os apoios, referindo que com estas medidas, “estaremos a abrir futuras janelas de apoio”.

O presidente da Albucoop, Carlos Miranda agradeceu ao Município e salientou que a cooperativa de taxistas de Albufeira “existe há 35 anos”, que desde o início da pandemia que se disponibilizaram para as necessidades do Município e que em nome de todos os profissionais, “é como agrado” que podem reforçar “o serviço em nome de uma nobre causa”.