MUNICÍPIO CEDE PAVILHÃO DESPORTIVO E APOIA NA LOGÍSTICA PARA VIABILIZAR MISSAS DO GALO E DE NATAL

Este ano, as tradicionais Missa do Galo e Missa do Dia de Natal celebram-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Paróquia e autarquia estão a criar todas as condições para que este espaço possa acolher os fiéis com toda a segurança. A amplitude e acessibilidade do espaço pesaram nesta decisão que permitirá uma celebração num espaço diferente, mas igualmente repleta de significado. A Câmara Municipal de Albufeira irá apoiar com a cedência do espaço e toda a logística. Caberá à Paróquia a gestão da cerimónia. Todas as normas da DGS serão seguidas.

O Natal é um período de profundo significado para a comunidade cristã. Tendo em conta a atual situação pandemia, autarquia e paróquia têm procurado uma solução para acolher o maior número possível de fiéis que queiram assistir às tradicionais Missa do Galo e Missa do Dia de Natal.

A opção final passa por criar no Pavilhão Desportivo de Albufeira, todas as condições de conforto e segurança para acolher aqueles que queiram partilhar estes momentos. A dimensão do recinto desportivo e até a experiência acumulada em outros eventos vai permitir o acolhimento de um maior número de pessoas, em consonância com as regras estipuladas pela DGS.

O Padre Flávio, Pároco de Albufeira, recorda que “este ano, não poderíamos não celebrar esta data tão importante do calendário cristão, pois no Natal vem a esperança, a vizinhança do nosso Deus. A certeza de que não estamos sós.”

O Pároco refere que “esta é uma oportunidade para reunirmos toda a nossa comunidade paroquial e todos aqueles que se juntarem, num ano de tantas distâncias e tantas ausências; escolhemos o lugar por ser amplo, de modo a garantir a participação de todos os que desejarem” e lança o apelo “não tenhamos medo de participar!”.

Para a celebração das Eucaristias estão garantidas todas as normas de segurança: haverá uma equipa composta por irmãos da comunidade, para acolher os fiéis e conduzi-los aos respetivos lugares, o uso da máscara será obrigatório durante toda a celebração e os lugares terão o distanciamento exigido pelas normas de segurança. A Comunidade Paroquial seguirá as normas da DGS e agirá de acordo com a Proteção Civil do nosso Município.

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira “a autarquia não podia ficar indiferente a esta situação tão particular e desde que fomos contactados pela paróquia temos procurado arranjar uma solução, sabendo das dificuldades que implicam uma operação deste género pela grande mobilização logística e humana”. O autarca sublinha por isso “a disponibilidade de colaboradores e parceiros da autarquia em concretizar este importante momento que, sendo diferente, será com certeza de esperança e comunhão”.

Assim sendo, a Comunidade Cristã Católica de Albufeira irá celebrar o Mistério da Encarnação, com a celebração da tradicional Missa do Galo às 24h00 e a Missa do Dia de Natal às 11h00 num espaço diferente, mas em total segurança.

Fica o apelo para que toda a comunidade cristã participe neste momento tão particular da nossa vivência.