MUNICÍPIO ABRE INSCRIÇÕES PARA FREQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES

O Município de Albufeira informa que está a decorrer o período de inscrições para a frequência dos Centros de Atividades de Tempos Livres do concelho (ATL) para o próximo ano letivo. A primeira fase, que decorre de 28 de junho a 9 de julho, destina-se à renovação de inscrições dos alunos que já tenham frequentado o mesmo ATL no ano transato, enquanto a segunda fase de inscrições, a partir de 12 de julho, está vocacionada a novas candidaturas. As inscrições deverão ser efetuadas online no portal de Educação do Município em: http://educa.cm-albufeira.pt/. Para mais informações, contactar através dos telefones: 289 599 611| 289 599 652, dos endereços de email: fernando.andre@cm-albufeira.pt; dulce.bernardo@cm-albufeira.pt, ou ainda através dos contactos dos respetivos ATL.

No ato de renovação (alunos que tenham frequentado o mesmo ATL no ano anterior) deverá ser preenchida a ficha de inscrição e anexados os comprovativos do horário de trabalho dos encarregados de educação.

Tratando-se de novas inscrições, será necessário anexar os seguintes documentos: Declaração da entidade patronal dos pais/encarregados de educação relativamente ao horário de trabalho dos mesmos com indicação dos períodos de férias (a falta deste documento pode levar à exclusão do aluno do ATL, ou ficar impedido de o frequentar enquanto a situação não for regularizada), documento comprovativo da Segurança Social ou do Centro de Emprego, em caso de doença, maternidade e/ou desemprego, cópia autenticada do teor da decisão homologatória e/ou sentença relativa às responsabilidades parentais (quando aplicável).

As inscrições serão efetuadas online, não dispensando a consulta e a aceitação das normas de funcionamento disponíveis no portal da Educação do Município. A falta da documentação mencionada impossibilita a inscrição no ATL, assim como a falta de veracidade dos dados solicitados.

Em Albufeira existem dez Centros de ATL, localizados em Paderne, Ferreiras, Fontainhas e Olhos de Água (Agrupamento de Ferreiras); Correeira, Caliços e Vale Pedras (Agrupamento de Escolas de Albufeira); Avenida do Ténis, Guia e Vale de Parra (Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 18h30 e durante as interrupções letivas, das 9h00 às 17h00.

Os ATL do concelho de Albufeira são equipamentos educativos de apoio familiar, inseridos nas escolas do 1º Ciclo, e que visam dar resposta aos alunos cuja retaguarda familiar não consiga oferecer este tipo de suporte, nomeadamente proporcionar atividades lúdico-pedagógicas que visam motivar a criatividade e o desenvolvimento harmonioso das crianças.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “o Município tem feito um forte investimento neste tipo de infraestruturas educativas, mas que tem consciência que não são suficientes para atender a todos os pedidos”. As vagas são limitadas em função de cada equipamento e das respetivas normas de funcionamento, podendo as mesmas ser reduzidas por questões de segurança e da atual situação epidemiológica, explicou José Carlos Rolo, apelando aos pais/encarregados de educação que inscrevam apenas as crianças que tenham mesmo necessidade de frequentar o ATL”.