MUNICÍPIO INVESTE PERTO DE 400 MIL EUROS NO MELHORAMENTO DA REDE VIÁRIA EM PADERNE

No ano de 2018 o Município de Albufeira investiu uma verba superior a 2 milhões de euros em obras de pavimentação e reparação de estradas, caminhos e vários arruamentos em todas as freguesias. Para além da sede do concelho, a Autarquia está empenhada em apostar no melhoramento dos caminhos do interior, muitos deles de características marcadamente rurais, como é o caso de Paderne, localidade onde a maior parte das obras no âmbito da Empreitada de Repavimentação de Caminhos na freguesia, num valor aproximado de 400 mil euros, já se encontram concluídas.

“O investimento na manutenção e reabilitação da rede viária é uma medida considerada prioritária e estruturante para o desenvolvimento de um concelho, que para além do crescimento natural da sua população recebe anualmente milhares de visitantes e turistas. Por isso é fundamental estar atento, não só às condições do piso ao nível das faixas de rodagem e zonas de serventias (entre a faixa de rodagem e o muro das casas), mas também no que respeita à reparação de passeios, estacionamentos, redes de águas e saneamento, iluminação pública e sinalética, para que estejam reunidas as condições necessárias a garantir a boa fluidez do trânsito e a segurança de viaturas e peões”, refere José Carlos Rolo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca que esta preocupação estende-se a todas as freguesias, estando a Autarquia a desenvolver um conjunto de obras, de forma planeada e faseada, dando especial atenção às zonas do interior do concelho, algumas com muita população idosa e de características predominantemente rurais, “onde as acessibilidades são fundamentais no acesso a serviços e bens essenciais (hospitais, centros de saúde, escolas, comércio), no dia-a-dia das atividades agrícolas e no desenvolvimento das localidades em termos económicos, sociais e culturais”.

Na freguesia de Paderne, durante o mês de dezembro de 2018 e até ao final de janeiro deste ano, ficaram concluídos a maior parte dos trabalhos no âmbito da Empreitada de Repavimentação de Caminhos, num investimento que rondou os 400 mil euros (392. 713,04€ valor com IVA).

A presente empreitada, contempla a pavimentação com tapete betuminoso das faixas de rodagem, zonas de serventias, reparação de estacionamentos e, em algumas situações, a construção de bermas/valetas, de forma a garantir a boa drenagem superficial, bem como o reforço da sinalética, numa extensão total superior a 11 quilómetros. Entre as obras concluídas encontram-se as seguintes intervenções: Caminho do Arieiro, Caminho da Faceal, Caminho junto ao Caminho da Carrasqueira-Escondidinho, Caminho das Casas, Caminho da Centieira, EM 1126 – Chaíças, Caminho dos Montes Elois e Caminho, Travessa e Beco da Chaminé. Para breve, está previsto iniciar as obras de pavimentação junto ao Caminho da Barradinha, no Caminho que liga o Caminho do Jogo Ruivo ao Caminho de S. Vicente, bem como o Caminho de S. Vicente.

REPAVIMENTAÇÃO DO CAMINHO DO ARIEIRO

Investimento: € 57. 812,50

Descrição: Repavimentação de estacionamento e faixa de rodagem

Extensão: 1.100 m