MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA REALIZA FÓRUNS DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA PARA REVISÃO DO PDM

No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, o Município de Albufeira vai iniciar, no próximo mês de novembro, um processo de auscultação pública destinado a apurar o que os cidadãos locais pensam acerca do concelho, quais os seus anseios e aspirações, e como gostariam de caminhar rumo ao futuro. O objetivo é traçar uma Estratégia de Desenvolvimento que respeite os valores culturais e ambientais, a coesão do território e a inclusão social. Os fóruns terão lugar nos dias 4, 12, 19 e 26 de novembro, em cada uma das freguesias. A participação de todos é fundamental. Participe!

O 1.º Fórum de Auscultação Pública vai ter lugar no dia 4 de novembro, pelas 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira e é aberto a toda a população.

As sessões individuais em cada freguesia destinam-se somente aos munícipes residentes na respetiva freguesia. Assim, a 12 de novembro serão os cidadãos de Ferreiras e Paderne a serem ouvidos. As ações decorrem em simultâneo, pelas 15h00, no pavilhão do Futebol Clube de Ferreiras e no edifício da Junta de Freguesia de Paderne. As freguesias de Albufeira e Olhos de Água serão auscultadas no dia 19 de novembro, às 15h00, também em simultâneo, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira, e nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Olhos de Água. A 26 de novembro, a sessão tem lugar no Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia, às 15h00.

“Estas apresentações públicas fazem parte de um processo complexo que integra também a elaboração de estudos e a concertação com várias entidades com objetivo final de elaborar uma proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Albufeira”, explica o presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, acrescentando que para tal, irão decorrer diferentes formas de auscultação pública: “o procedimento de revisão deste importante instrumento de ordenamento e gestão do território do concelho irá desenvolver-se ao longo de várias etapas. A proposta final de revisão do PDM representará o culminar de anos de trabalho, com o intuito de consolidar uma política moderna e conscientemente virada para os munícipes e para a melhoria da qualidade de vida”.

Refira-se que o PDM atualmente em vigor apresenta um natural desajustamento face à realidade e às opções estratégicas e políticas que se querem para o Município de Albufeira, pelo que o executivo camarário decidiu iniciar a Revisão do PDM. Trata-se de um procedimento constituído por várias fases de trabalho, e momentos de participação de entidades externas e da população.

“Para concretizarmos este plano de desenvolvimento é fundamental que todas as pessoas que vivem e fazem parte do território – cidadãos anónimos, empresas, instituições privadas e públicas – participem, deem as suas sugestões e contributos para que juntos possamos traçar os caminhos de ação e prioridades rumo a um futuro melhor para os nossos filhos e netos”, apela Carlos Silva e Sousa.

As sessões nas freguesias têm lugares limitados, pelo que carecem de inscrição através do e-mail ricardo.msilva@cm-albufeira.pt ou telefone 289 599 582.

OPTO no Pavilhão Desportivo de Albufeira
O OPTO está de volta a Albufeira para a sua 10ª edição, consolidando-se como um dos principais Fóruns de Educação e Formação do país. O evento decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, reunindo mais de 70 expositores...