MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LAGARTA DO PINHEIRO

A Câmara Municipal de Albufeira deu início a uma campanha de prevenção e controlo da Thaumetopoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou Processionária, que se desenvolve nos pinheiros do concelho. Esta ação, que passa pela informação e sensibilização dos munícipes, é realizada anualmente, no outono, com o objetivo de evitar a formação de ninhos.

A Lagarta do Pinheiro é uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, animais e nos próprios pinheiros, encontrando-se muito disseminada em Portugal. A Processionária pode originar graves problemas de saúde pública devido à ação urticante dos pelos, que produzem reações alérgicas ao nível da pele, do globo ocular e do aparelho respiratório, podendo provocar enfraquecimento e vertigens e, em situações extremas, levar à morte.

Caso tenha pinheiros em casa ou nos arredores deve ter alguns cuidados, dependendo da época do ano. De janeiro a maio, as lagartas atingem o seu desenvolvimento completo, abandonam os ninhos e dirigem-se em procissão (daí o nome de Processionária) para o solo, onde se enterram para passar à fase seguinte de crisálida e evoluir para inseto que emerge no verão, completando o seu ciclo anual. A destruição mecânica das lagartas é, nesta altura, o método mais eficaz a usar. Entre junho e setembro, aconselha-se a utilizar armadilhas iscadas para capturar os machos (borboletas). Durante o período de outono, de meados de setembro a novembro, os tratamentos químicos são bastante eficazes. Já no inverno, de outubro a dezembro, as lagartas constroem os ninhos que, por vezes, estão a alturas inalcançáveis, sendo necessários recorrer ao uso de varas e escadas para os remover. Caso detete ninhos em pinheiros, estes deverão ser destruídos e não deve entrar em contacto com os mesmos. Se verificar a presença de ninhos ou de lagartas na via pública ou em escolas entre em contacto com a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Albufeira.

A Autarquia recomenda que evite zonas com pinheiros, sobretudo nos meses de janeiro a março; não toque nas lagartas nem nos seus ninhos; mantenha as crianças e os animais afastados destes locais; informe as crianças que não deverão aproximar-se nem mexer nas lagartas e nos ninhos.

Além das campanhas informativas e de sensibilização, a Câmara Municipal de Albufeira promove, desde 2013, o Projeto Chapim, que consiste na colocação de ninhos para chapins em diversas zonas e estabelecimentos de ensino do concelho com o intuito de controlar a proliferação da Lagarta do Pinheiro. Os chapins são aves que se alimentam da Processionária, permitindo aliar o controlo biológico deste inseto à preservação dos habitats e da biodiversidade.