MUNICÍPIO ADQUIRE EDIFÍCIO NA FREGUESIA DE FERREIRAS

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA ADQUIRE EDIFÍCIO NA FREGUESIA DE FERREIRAS

O Município de Albufeira adquiriu um prédio urbano, no sítio de Tominhal/Lagoas, na Freguesia de Ferreiras, constituído por nove frações autónomas (5 fogos destinados a habitação e 4 lojas) pelo valor de 250 mil euros. A decisão de adquirir o imóvel foi tomada, por unanimidade, na sessão de Câmara do passado dia 16 dezembro, com o objetivo de o recuperar com vista a dar resposta a necessidades de habitação social. O rés-chão do edifício poderá vir a acolher a sede da Junta de Freguesia de Ferreiras.

Na passada quinta-feira, 4 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, foi uma vez mais visitar o imóvel, acompanhado pelo presidente e pelo secretário da Junta de Freguesia de Ferreiras, Fernando Gregório e Duarte Cabrita, respetivamente. A ocasião serviu para aferir da possibilidade de vir a ser instalado no rés-do-chão do prédio a sede da Junta de Freguesia. Refira-se que a Junta de Freguesia de Ferreiras está instalada num prédio arrendado, com uma renda anual de 19 mil euros.
Esta aquisição insere-se num objectivo mais alargado do município que visa não só aumentar o número de fracções para habitação social, mas também garantir a compra de um espaço não habitacional que poderá vir a ser utilizado por serviços públicos que se querem perto das populações, tendo a Junta de Freguesia da Ferreiras natural prioridade.
Ferreiras é, a seguir a Albufeira, a freguesia que mais cresceu nos últimos dez anos, tendo passado de 4 951 residentes em 2001 para 6 406 residentes em 2011 (dados do último recenseamento do INE), o que implica uma enorme pressão a nível das infraestruturas básicas, habitação, educação e prestação de serviços.
Carlos Silva e Sousa considera que as obras devem arrancar o mais rapidamente possível, sublinhando que “o imóvel tem excelentes condições para dar resposta a algumas necessidades da freguesia”.