MAIS DE MIL CRIANÇAS CELEBRARAM O DIA DE SER MAIS FELIZ

A par de brincadeiras e descobertas, 1227 crianças tiveram contacto com o que era a arte utilitária dos antepassados, podendo experimentar técnicas no âmbito da olaria, da tecelagem e da arte de fazer artigos em palma. Uma vez mais, o Parque Lúdico foi o espaço privilegiado para acolher o Dia da Criança, aquele onde os mais novos lembram que têm os seus direitos. Um deles é o do acesso à cultura, pelo que não faltou a já emblemática entrega do primeiro livro aos bebés do concelho.

Promover a tradição e a arte popular foi a novidade deste ano das Comemorações do Dia Mundial da Criança em Albufeira. “Sem imposição, mas com carácter demonstrativo, foi o que quisemos partilhar com as crianças neste dia, de modo a passar-lhes o testemunho das gerações anteriores, nomeadamente através das artes de carácter doméstico, que por si só, falam de toda uma economia, uma paisagem e uma história humana locais”, refere o vereador da Educação, José Carlos Martins Rolo. Estas artes ancestrais constaram dos tradicionais objectos feitos com palma, artigos com trapos e ainda a arte da olaria. Para o presidente da Câmara, Carlos Eduardo da Silva e Sousa, “temos não só a responsabilidade de garantir às nossas crianças o direito ao tempo e ao espaço lúdicos, como também de lhes transmitir uma identidade cultural que se manifesta pelas práticas que constam da história de uma comunidade. A acessibilidade à cultura é um dos direitos das crianças, pelo que fazemos questão de lhes proporcionar o contacto com a sua herança cultural e identitária.”

Das diversas actividades lúdicas, destaque para a modelagem de balões, pinturas faciais, arca das trapalhadas, insuflável, a “Trotinando” (atividade com trotinetas e bicicletas da Escola de Trânsito), atelieres de expressão plástica e uma exposição com os trabalhos realizados nas várias valências da Divisão de Educação e Ação Social (Atl’s, Ludotecas, Parque Lúdico, Centro Educativo do Cerro d’Ouro, Clube Avó, Escola de Trânsito). Nesta exposição participaram também os elementos do projecto “Um novo olhar na Escola” que está a ser desenvolvido junto da comunidade cigana.

Este Dia da Criança teve a participação de 1227 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho e 118 adultos (professores, educadores de infância e auxiliares). As atividades foram dinamizadas pelos técnicos da DEAS e contou ainda com a participação de alguns voluntários e utentes do Centro Educativo do Cerro d’Ouro.

Outra atividade, já tradicional deste Dia em Albufeira, foi a entrega do “Primeiro livro do bebé”, que contou com a presença de 20 bebés, dos quais apenas cinco do sexo masculino.