JOSÉ CARLOS ROLO QUER "ALBUFEIRA - CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO": REVELA EM HOMENAGEM AO IMORTAL BASKET CLUBE

Foi no passado dia 9 deste mês, que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira disse que nos próximos anos, “talvez em 2022”, Albufeira possa candidatar-se a “Cidade Europeia do Desporto”. Para isso, concorrem os bons resultados das equipas desportivas do concelho, nomeadamente a Equipa B do Imortal Basket Clube, que conquistou o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e consequente subida ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, uma vitória que foi “a cereja no topo do bolo pelo trabalho ao longo de um ano”, referiu a dirigente do Clube, Ana Patrício. Por este motivo, José Carlos prestou-lhes homenagem, em nome do Município.

O Município de Albufeira realizou no passado dia 9, sexta-feira, uma homenagem à Equipa B do Imortal Basket Clube, pela conquista do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e consequente subida ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

A Cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reunindo atletas, a equipa técnica e dirigentes, que se fizeram acompanhar do troféu que lhes garantiu o título de campeões nacionais. O presidente da Câmara Municipal felicitou todos os presentes e referiu que têm sido os bons resultados das equipas e atletas do concelho o que vai permitir que “dentro de poucos anos, ou talvez já em 2022, Albufeira possa candidatar-se a ‘Cidade Europeia do Desporto’, o que traria a possibilidade de se realizar nesta cidade diversas competições nacionais e internacionais, bem como despertar outras modalidades que possam estar um pouco adormecidas”. O autarca salientou estar a referir-se, nomeadamente, a modalidades como o hóquei em patins, que foi em tempos, uma das imagens de marca do Imortal Desportivo Clube.

“Albufeira precisa de nomes que enalteçam este Município, tão maltratado que está pela informação em torno da pandemia, mercê de critérios injustos de avaliação”, frisou. Manifestando votos de umas boas férias a todos os atletas, José Carlos Rolo apontou que tem “sempre garantido o apoio a este e a outros clubes e associações, e para o ano, esta Câmara continuará certamente a apoiar o desporto”, com vista a que “este e outros clubes fiquem cada vez mais fortes, mais sólidos e nos tragam mais vitórias para Albufeira”.

Agradecendo esta homenagem, o treinador da equipa, Bernardo Pires, salientou ser “extremamente positivo” o trabalho que tem sido “desenvolvido em parceria com a Autarquia”. Enquadrando a importância do título de campeões da 2ª Divisão, referiu que o mesmo vai permitir “manter os jovens atletas em competição, muitos dos quais já ligados à equipa A”. Alguns dos atletas da referida equipa A são chamados a substituir os da B, aquando da ocorrência de lesões. “Seria impossível a existência desta equipa sem o apoio da Câmara Municipal. Este patamar permite aos atletas de Albufeira e aos atletas de fora de Portugal terem o objetivo de chegarem à equipa A, a partir da qual ficarão, muitos deles, fidelizados ao clube e a Albufeira”, referiu Bernardo Pires. Aquele treinador notou ainda que “as equipas B são muito dispendiosas, mas fundamentais pois permite que os atletas na altura difícil das suas vidas, quanto ao percurso académico, possam estudar na Universidade do Algarve, evitando a sua saída de Albufeira”. Garantiu ainda que “a exigência vai continuar a ser a mesma, e que já é tremenda, mas o objetivo é obtermos sempre o melhor”.

“É com muita satisfação, muito orgulho e alegria que estamos aqui, nesta cerimónia que o senhor presidente da Câmara organizou para nos agraciar”, começou por dizer Ana Cristina Patrício, presidente da Assembleia Geral do Imortal Basket Clube, considerando ser esta vitória a “cereja no topo do bolo, pelo trabalho que fizemos”.

“Verdade seja dita e todos temos consciência de que se não fosse o apoio da Câmara Municipal – poderíamos ter muito boa vontade, muita gente, mas seria impossível, e ainda por cima no contexto de crise atual com a falta de patrocinadores – não conseguiríamos ir além daquilo a que nos propusemos inicialmente, que era o campeonato de Sub-18, mas já sabíamos que não iríamos jogar em Sub-18”, continuou. A dirigente agradeceu o empenho da equipa técnica nas pessoas de “Bernardo e João, que estão numa missão de vencer”, bem como a “Taveira e Rodrigues, peças fundamentais para agilizar o processo entre a parte técnica e a direção, porque são precisos os pais, colaboradores, todos somos poucos”. Dirigindo-se à equipa, Ana Cristina Patrício disse estar muito satisfeita, especialmente “por serem muito jovens e muitos de formação na nossa casa. Fazem parte do nosso ADN, da nossa matriz e é convosco e com aqueles que se agregam por haver qualidade e exigência, que nos fortalecemos. Vamos todos ficar com saudades deste ano que passaram”, concluiu.

Refira-se que no passado mês de junho, o presidente da Câmara Municipal realizou também uma cerimónia de homenagem à equipa sénior do Imortal BasKet Club, pela sua “época brilhante”, passando pela Taça da Liga, Taça de Portugal e pela final “four” da Liga Placard.