JOÃO RODRIGUES VENCE A 47ª EDIÇÃO DA VOLTA AO ALGARVE NA ETAPA QUE LIGOU ALBUFEIRA AO ALTO DO MALHÃO

Albufeira preparou-se a rigor para acolher a partida oficial da última etapa da Volta ao Algarve em bicicleta. O português João Rodrigues (W52/FC Porto) foi o grande vencedor da Volta ao Algarve, graças ao segundo lugar alcançado no domingo, dia 9 de maio, na quinta e derradeira etapa, que ligou Albufeira ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé, num percurso ao longo de 170,1 quilómetros. Esta é a primeira vez que um algarvio vence a prova, que se disputou pela primeira vez em 1960, sendo, também, de realçar que desde 2006 nenhum português vencia a corrida.

Albufeira voltou a viver as emoções de uma das modalidades desportivas mais populares em Portugal, no domingo, dia 9 de maio, desta feita com a dupla alegria de a 47ª edição da Volta ao Algarve ter sido vencida pelo algarvio João Rodrigues (W52-FC Porto).

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira assinalou a partida simbólica da Volta ao Algarve com o tradicional cortar da fita junto ao Estádio Municipal, sendo que o arranque oficial da prova decorreu, como habitualmente, a partir da Avenida dos Descobrimentos. O autarca desejou os maiores êxitos aos ciclistas e relembrou “as excelentes condições atmosféricas, as bonitas paisagens e as boas estradas da região, tendo sublinhado que o mediatismo da Volta é uma excelente oportunidade para levar o nome de Albufeira mais longe”.

João Rodrigues venceu a 47ª Volta ao Algarve depois de ter terminado a última etapa, que ligou Albufeira ao Alto do Malhão, na segunda posição, atrás de Élie Gesbert (Team ArKéa-Samic).  O ciclista terminou a prova em 19h03m56s, menos 9 segundos do que Ethan Hayter e menos 28 do que Kasper Asgreen, que completaram as posições no pódio.

Esta é a primeira vez que um algarvio vence a prova e é também a primeira vez que um português se sagra campeão desde 2006, ano em que João Cabreira arrebatou o primeiro lugar do pódio.

Refira-se que João Rodrigues entrou na última etapa com uma diferença de 12 segundos em relação ao camisola amarela, o britânico Ethan Hayter (Ineos). O algarvio foi o segundo numa etapa de montanha, mas o feito foi mais que suficiente para colocar o português na lista de vencedores da corrida, o que não acontecia há mais de 15 anos. João Rodrigues sucede assim a Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), numa Volta ao Algarve que ao longo dos anos tem sido dominada pelas grandes equipas estrangeiras.