JÁ COMEÇOU A MAIOR FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL ALBUFEIRA 2018

Versão de impressãoVersão PDF

Arrancou ontem mais uma jornada de basquetebol em seis pavilhões desportivos de Albufeira, que acolhem oito jogos em simultâneo naquele que é o maior evento desportivo juvenil do País. As 72 seleções regionais participantes reuniram-se na terça-feira, na Praça dos Pescadores, para darem início a esta festa, que termina no domingo. Pelo meio haverá muita animação, convívio, solidariedade e troca de experiências entre os cerca de 1500 participantes.

Albufeira volta a viver um dos momentos mais marcantes do calendário desportivo da cidade. A Festa do Basquetebol Juvenil está de regresso ao concelho, pela sétima vez consecutiva, e traz na bagagem uma jornada de convívio, animação, desportivismo, amizade e muito fair play.

“Estamos aqui reunidos para celebrar o maior evento desportivo juvenil federado de Portugal, cujo mérito é reconhecido por todos. Este ano voltamos a ter novidades. Um dos temas centrais é a busca por bons comportamentos, por valores que afirmam e credibilizam o basquetebol”, anunciou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, na cerimónia de boas-vindas do evento, que teve lugar no final da tarde de terça-feira, na Praça dos Pescadores.

Mas as novidades não ficam por aqui. A enérgica mascote Blitz protagonizou mais um momento a recordar ao aparecer em cima de uma carrinha dos Bombeiros em plena Praia dos Pescadores. O lince ibérico, que anima a Festa desde 2013, voltou a surpreender pela irreverência e promete momentos muito animados ao longo dos cinco dias de competições.

Os seis pavilhões irão receber 198 jogos, todos em boletim digital e com estatística oficial, que podem ser vistos em qualquer ponto do mundo em live streaming através do site www.fpbtv.pt.

Os 864 jogadores, acompanhados por treinadores, dirigentes, árbitros e familiares desfilaram desde a Avenida da Liberdade, Largo Eng.º Duarte Pacheco, Cais Herculano até à Praça dos Pescadores, onde tiveram lugar os juramentos de ética e as intervenções das entidades organizadoras do evento.

“A Festa do Basquetebol é a verdadeira festa do desporto, que celebra os valores de respeito, fair play, amizade, convívio e alegria. Albufeira está de portas abertas para acolher este grandioso evento, que tem ainda uma componente solidária bastante forte, que este ano irá reverter a favor do Centro Paroquial de Paderne”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Refira-se que cada participante irá contribuir com €2,00, o que totaliza cerca de € 2800,00, que serão entregues a esta IPSS do concelho, na próxima sexta-feira, pelas 11h00.

Manuel Fernandes manifestou o seu “apreço e gratidão pelo inestimável apoio da Câmara Municipal de Albufeira” e pediu aos jovens para que “compitam com intensidade, com paixão, que confraternizem, que tenham uma conduta exemplar, que criem amizades e que se divirtam”.

A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, dirigiu-se aos jovens, agradecendo “aos treinadores, pelo cuidado que têm em educar-vos para o desporto; aos pais, pela disponibilidade que demonstram em trazer-vos cá e em participarem convosco nesta grande festa; à Federação de Basquetebol e à Câmara Municipal, pelo cuidado que têm na preparação deste evento; e a todos os voluntários que participam nesta fantástica organização”. Paulo Freitas deixou o conselho aos atletas para que se “divirtam, joguem basquetebol com seriedade, pratiquem desporto com retidão e, acima de tudo, sejam felizes aqui em Albufeira”.

Até domingo, 8 de abril, os jogos estão a decorrer entre as 9h00 e as 20h30, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira (Vale Pedras), Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita, Pavilhão Francisco Neves (Imortal) e Pavilhão Desportivo de Olhos de Água.

Pelo terceiro ano consecutivo, o programa da Festa do Basquetebol inclui um momento bastante aguardado pelos atletas, os Jogos All-Star. No sábado, pelas 16h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe alguns dos mais conceituados jogadores nacionais da modalidade, que irão demonstrar o seu talento e conviver com os jovens participantes na festa.

Recorde-se que as Finais do evento vão ter lugar no último dia, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 12h30.

 

NÚMEROS

72 Seleções Regionais Sub 14 e Sub 16 Masculinos/ Femininos

864 Jogadores

6 Pavilhões / 8 Campos

140 Árbitros/ Oficiais de mesa

144 Treinadores

120 Dirigentes

20 Diretores de Campo

50 Estatísticos

40 FPB TV / Voluntários Vídeo

20 Departamento Médico

30 Organização FPB/ AB Algarve / CM Albufeira

9 Hotéis

2 Refeitórios

 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

05/04/2018