IV AGE- SOLUÇÕES DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO

No próximo dia 23 de outubro, o Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) vai acolher a quarta edição do “AGE – Soluções de Emprego & Empreendedorismo”, um certame organizado pelo Município de Albufeira em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Ao longo do dia, os visitantes terão acesso a diversos balcões de atendimento, oferta formativa e de emprego, networking, sessões de esclarecimento, workshops e ao espaço Meet Europe que concentra entidades nacionais e internacionais. Não perca esta oportunidade e reserve já o seu lugar!

O “AGE – Soluções de Emprego e Empreendedorismo” está de regresso com mais novidades. Este ano, para além dos balcões de atendimento, conferências, oferta formativa e de emprego, workshops, networking e programas de financiamento, o evento vai acolher a iniciativa “Meet Europe in the Algarve”, já no próximo dia 23 de outubro, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), das 9h30 às 19h00.

Com o objetivo de promover a empregabilidade, a criação do próprio emprego, e a divulgação de oferta formativa e empreendedorismo, o certame reúne no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas com balcões de atendimento destinados a prestar informação aos visitantes. A organização continua também a apostar no trabalho em rede, mantendo a Árvore AGE e a Esplanada de Oportunidades, espaços que atraem centenas de participantes interessados em estabelecer contactos e novas parcerias. Até ao próximo dia 21, as entidades interessadas podem enviar as suas ofertas formativas ou de emprego para age@cm-albufeira.pt .

Este ano, o evento acolhe a iniciativa “Meet Europe in the Algarve”, que terá um espaço próprio na Sala A onde se concentrarão entidades nacionais e internacionais com o intuito de alargarem a sua rede de contatos com organizações europeias, organizações não governamentais, empresas de acolhimento, centros de formação e autoridades regionais e locais. Já na Sala B, entre as 14h00 e as 18h00, realizar-se-á uma sessão de trabalhos com o objetivo de divulgar e explorar as oportunidades abertas pela nova geração de programas comunitários com destaque para o “ERASMUS +”; fomentar a abertura das instituições do Algarve ao exterior através de parcerias internacionais; envolver as empresas no espírito do novo quadro comunitário; e promover a região do Algarve e Portugal. Após as intervenções principais serão apresentados casos de boas práticas, entre os quais se incluem a Escola Secundária de Loulé e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. A iniciativa “Meet Europe in the Algarve” resulta de uma parceria entre a CCDR Algarve e a M.A.E. - Mobility – Activity – Experience e conta com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) através da sua Direção de Serviços do Algarve.

Paralelamente, na sala B, estão agendadas várias sessões de esclarecimento e workshops que abordam as temáticas do Emprego, Empreendedorismo e Incentivos. A sessão de abertura, com início marcado para as 9h30, conta com as intervenções de Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, de Carlos Baía, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e de Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira. Pelas 10h00, Ricardo Mariano, representante da Timing - Recursos Humanos, virá explicar aos participantes “Como Preparar uma Entrevista de Emprego”. Às 11h00, o tema em destaque será o Empreendedorismo com Victor Carmo, do IEFP, a apresentar as “Medidas de Apoio ao Empreendedorismo” e Laura Soares, da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), a abordar a questão do “Microcrédito Social: grandes ideias, pequenos negócios”. A encerrar o programa da manhã estará um representante do Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), que virá falar sobre Incentivos, nomeadamente sobre o financiamento de projetos e a forma de preparar uma candidatura aos mesmos.

A participação nas sessões é gratuita, mas requer inscrição obrigatória até ao próximo dia 22 de outubro, que deverá ser enviada para age@cm-albufeira.pt, com indicação do nome, contacto telefónico e de e-mail, assim como das sessões que pretende frequentar.

O programa completo está disponível no portal da Autarquia em www.cm-albufeira.pt e em www.albufeira.pt

Não perca esta oportunidade, dia 23 de outubro, venha até ao EMA e fique a conhecer quais os sistemas de incentivos, a melhor solução para criar o seu próprio emprego e como financiá-lo, oportunidades de empreender, consolidar ou licenciar o seu projeto empresarial e as ofertas formativas e de emprego disponíveis no mercado.