“INFLUÊNCIAS” NO MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA DE ALBUFEIRA

Versão de impressãoVersão PDF

Rui Mourinho vai apresentar um recital de Guitarra Clássica no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, no próximo sábado, 10 de novembro, às 21h00. O músico baseou-se na obra do compositor Stephen Goss para produzir o seu primeiro CD a solo intitulado “Guitar Works Vol.I”, que tem vindo a apresentar em diversas atuações.

O Museu Municipal de Arqueologia vai ser palco de um recital de guitarra clássica, no próximo dia 10 de novembro, às 21h00. O autor é Rui Mourinho, professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira, que a partir da obra do compositor Stephen Goss produziu o CD “Guitar Works Vol.I”.

“Influências” é o nome deste recital composto por sete obras produzidas por Stephen Goss, em 1964: Sonatina after a Concerto, Sound of Iona, Raise the Red Lantern, Life on a String, The Chinese Garden, Watts Chapel e El Llanto de los Sueños.

Rui Mourinho é Mestre em Música e em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa na especialidade de Guitarra, onde estudou com o pedagogo Piñeiro Nagy, e Música de Câmara com Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. O músico participou na gravação de dois CD: “Outras Músicas”, enquanto membro do grupo Vá-de-Viró, e “”Balletti”, que gravou com o Ensemble de Flautas do Município de Loulé. Rui Mourinho apresenta-se regularmente a solo, com orquestra e em grupos de música de câmara em variados palcos por toda a Europa. É dedicatário de obras de diversos compositores, tais como Cristóvão Silva, André Santos, Pedro Louzeiro e Stephen Goss.

A música de Stephen Goss recebe centenas de interpretações em todo o mundo, todos os anos, e foi gravada em mais de 60 CD por mais de 12 discográficas. A sua variada produção inclui obras orquestrais e corais, música de câmara e peças a solo. Como guitarrista trabalhou com conceituados compositores, como Toru Takemitsu, Hans Werner Henze, Peter Maxwell Davies e Elliott Carter. Steve, como é conhecido no mundo artístico, é catedrático de composição, diretor de Pesquisa da Universidade de Surrey, diretor do International Guitar Research Centre, e professor de guitarra na Royal Academy of Music, em Londres.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

08/11/2017