II FEIRA DA PROTECÇÃO CIVIL ESTÁ DE REGRESSO

Um vasto número de entidades associa-se a este certame que tem, como um dos objectivos, dar a conhecer a missão, os meios e os recursos das entidades envolvidas na área da Proteção Civil, possibilitando também, por parte das entidades, o contacto direto e a interação com a população.Nesta segunda edição haverá seminários de informação à população em geral e seminários técnicos nas áreas do Safety, Security e Segurança e Higiene no Trabalho.

Associando-se às comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, este ano sob o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”, a Protecção Civil de Albufeira organiza a II Feira da Proteção Civil, a ter lugar a 18 e 19 deste mês no EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, no Auditório da AHETA - Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e no Edifício dos Paços do Concelho de Albufeira.

Tal como na 1ª Edição, decorrida em 2014, a Feira compreenderá as áreas da Proteção e Combate a Incêndios, Segurança de Pessoas e Bens, Socorro e Salvamento, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança na Circulação e nos Transportes e Comunicações. Nos dois dias da Feira, realizar-se-ão seminários técnicos e de informação à população, relativos a estas temáticas, decorrendo em simultâneo a apresentação e demonstração dos meios dos agentes de Proteção Civil e Entidades de Apoio. A participação é gratuita, embora condicionada à capacidade das salas, pelo que é necessária a inscrição nos mesmos.

Assim, no primeiro dia, a sala B do EMA acolhe os seminários “Incêndios urbanos: segurança no lar” (por Paulo Severino – Bombeiros Voluntários de Albufeira, às 10h30), “Internet mais segura” (pela Guarda Nacional Republicana, às 11h45), “A Segurança Rodoviária e o Programa Escola Segura” (também pela Guarda Nacional Republicana, às 14h00), “Máquinas e Equipamentos de Trabalho” (por Tânia Simões e Filipe Rosa, da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, às 15h30) e, às 17h00, haverá a “Apresentação do Plano de Emergência para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve” (por Carina Coelho, da ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro). Neste seminário será também apresentado o Simulador de Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve.

Ainda neste primeiro dia, o Auditório da AHETA acolhe às 11h00 o seminário no âmbito do Security, dirigido a empresas de segurança e eventos, responsáveis e segurança, constituído por dois temas: “Os Espaços de Divertimento Público no âmbito do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios” e “Os Espaços de Divertimento Público no âmbito do Regime Jurídico de Segurança”, para os quais contará com as presenças de Ana Ferreira e Bruno Pinto, da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança. Às 15h00, as atenções centram-se no seminário “Planeamento, Condução e Avaliação de Exercícios e Simulacros”, por Goulão Marques, da Safety-SCIE.

A par destes seminários, o primeiro dia da Feira contará também com um workshop sobre “Prevenção dos Incêndios Florestais”, dirigido essencialmente aos Gabinetes Técnico Florestais das Autarquias, a cargo de António Miranda, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e que decorrerá nos Paços do Concelho de Albufeira.

No segundo dia, os seminários a decorrerem no EMA serão em torno da “Apresentação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Albufeira”, por Ilda Rafael e Óscar Encarnação, do Município de Albufeira, às 10h00, seguindo-se a apresentação do “Sistema Integrado de Emergência Médica – SIEM”, às 11h30, a cargo do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica. Na parte da tarde, o EMA acolhe Pedro António, da IP – Infraestruturas de Portugal SA que desenvolverá o tema “Gestão da Emergência na Infraestrutura Ferroviára” (14h30), sendo que o seminário seguinte e último, se intitula “Primeiros Socorros Adulto” e é da responsabilidade de
Joana Russo, da CVP – Cruz Vermelha Portuguesa.

Com esta iniciativa, de interesse geral da comunidade, pretende-se proporcionar o conhecimento da missão, meios e recursos das entidades envolvidas na área da Proteção Civil, possibilitando o contacto direto e a interação com a população. Haverá seminários de informação à população em geral e seminários técnicos nas áreas do Safety, Security e Segurança e Higiene no Trabalho.

As entidades que participam nesta Feira são as seguintes: APA- Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Administração Regional de Saúde do Algarve, ACES-Algarve I Central, Corpo de Bombeiros Voluntários de Albufeira, Autoridade e Polícia Marítima, Forças Armadas - Regimento de Infantaria N.º1, através do Destacamento de Tavira/RI1, Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Infraestruturas de Portugal, IP, S.A., ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Divisão de Policia Municipal e Vigilância, APSEI, Aquaform, Charon, Clube de Pesca de Albufeira, Contrafogo – Soluções de Segurança, Unipessoal, Lda., Eaton Portugal - Cooper Pretrónica, Lda., Hotéis Real Santa Eulália, Hotéis Vila Galé, Hotéis Rocamar, Helpcare, Mendes & Canha, Lda, Orey Técnica – Serviços Navais, Lda., Previgarb - Engenharia de Segurança, Protilis Portugal, Rescue3 Europe, Sistrónica, Lda., Smartskills Consulting, Syst-MP, Lda., VJR, Lda e Vianas, S.A.

- Para se inscrever no evento clique aqui