GRANDE MOSTRA DE VINHOS TROUXE A ALBUFEIRA MAIS DE UMA CENTENA DE PRODUTORES NACIONAIS

Terminou mais uma edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, um evento que há 11 anos consecutivos reúne em Albufeira os principais produtores nacionais. De 3 a 5 de maio, passaram pelo Espaço Multiusos de Albufeira mais de 9 mil pessoas para provarem cerca de 900 vinhos de norte a sul do país. O Algarve esteve representado por 20 produtores, quatro dos quais foram premiados no 7.º Concurso de Vinhos, organizado pela Confraria Bacchus de Albufeira. A Adega do Cantor, de Albufeira, foi um dos galardoados.

Durante os três dias de evento, mais de 9 mil pessoas passaram pelo recinto e tiveram a oportunidade de provar os cerca de 900 vinhos em exposição, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve, a demonstrações gastronómicas com alguns dos Chefs locais e ainda à atuação musical do Grupo Coral Casa do Alentejo em Albufeira.

“Este é o maior evento do género a Sul do Tejo e, de ano para ano, tem vindo a crescer quer em termos de produtores participantes, quer de visitantes. Para Albufeira é uma forma de promover não só os seus vinhos, com três produtores aqui representados, mas também serve de promoção da própria cidade”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. O autarca garantiu que “este evento é uma aposta ganha pela notoriedade que dá ao concelho” e sublinhou que “uma terra de turismo tem que promover o seu nome para que suscite interesse em ser visitada e esta Mostra surge como complemento ao sol e à praia, numa altura em que a época balnear está prestes a começar”.

A inauguração da Grande Mostra contou com a presença diretor regional adjunto da Agricultura e Pescas do Algarve. José Valente Graça afirmou que “hoje o vinho do Algarve é reconhecido pela sua qualidade quer no mercado regional, quer no nacional e internacional”. O dirigente explicou que “somos uma região de pequenas quantidades, em que os produtores têm entre 70 a 120 mil garrafas, mas no espaço de 20 anos o vinho do Algarve afirmou-se à escala nacional e internacional. Há dez anos atrás era muito difícil encontrar uma garrafa de vinho de Algarve num bom restaurante ou hotel, e hoje, felizmente, isso inverteu-se”. José Valente Graça elogiou o evento, referindo que “Mostras como estas são extremamente importantes para afirmar o vinho do Algarve. A Câmara de Albufeira e a Confraria Bachhus estão de parabéns por esta iniciativa que já vai na sua XI edição e, como já vem sendo dito, o Espaço Multiusos já é curto para a iniciativa que aqui alberga”.

Dos 200 vinhos participantes no 7.º Concurso de Vinhos, organizado pela Confraria do Bacchus e reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P., destacaram-se quatro produtores algarvios: Adega do Cantor (propriedade de Sir Cliff Richard, em Albufeira), Cabrita Wines, Quinta do Francês e Única – Adega Cooperativa do Algarve. O jantar de entrega de prémios contou com a presença do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro, que destacou a importância da Mostra e do vinho “como um dos produtos que permitirá que o nosso turismo se possa distinguir lá fora e no nosso país como um mercado promissor e em crescimento”.

Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira confesssou ter ficado “muito satisfeito com os resultados obtidos pelos vinhos algarvios no concurso, com júri nacional e internacional, o que demonstra que o vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade, aliando o destino de sol e mar à gastronomia e criando um roteiro alternativo para os amantes de vinhos”. O organizador salientou que “este ano batemos todos os recordes de afluência de público e os produtores ficaram bastante satisfeitos, pelos bons resultados e pelos negócios que realizaram. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico”.

Refira-se que foi angariado um total de 2500 Euros durante o evento, com a doação de 1 Euro por cada copo vendido, que reverterá para ajudar Moçambique através da compra de medicamentos.