GALA DO DESPORTO HOMENAGEIA 300 ATLETAS DE 21 MODALIDADES

Versão de impressãoVersão PDF

O Pavilhão Desportivo de Albufeira voltou a trajar a rigor para receber atletas, treinadores e dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que se destacaram na época 2017/2018 em 21 modalidades. Dos cerca de 4 mil praticantes, 300 mereceram esta homenagem, dedicada também às famílias dos atletas, que fizeram questão de aplaudir de perto o reconhecimento público que o Município presta à sua massa associativa na área do Desporto. Este ano, o convidado a nível nacional foi Joaquim Gomes, ex-ciclista que soma 56 vitórias e 600 mil quilómetros percorridos. Atualmente é o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, cuja edição de 2018 terá a primeira etapa a terminar em Albufeira.

Foi ao som da Fanfarra dos Bombeiros de Albufeira que teve início a 8.ª edição da Gala do Desporto. Os representantes dos clubes homenageados desfilaram pelo Pavilhão Desportivo, na noite da passada sexta-feira, erguendo os seus estandartes.

Este ano, foram perto de 300 os atletas homenageados, em 21 modalidades: artes marciais, atletismo, automobilismo, basquetebol, boccia, ciclismo, dança, futebol, futebol adaptado, futsal, ginástica acrobática, judo, karate Shotokan, motociclismo, natação, stand up padel, pesca desportiva, polybat, squash, surf e voleibol. “Todos os clubes têm aqui o exemplo do que se faz de bom em Albufeira. O Desporto representa uma atividade saudável, que tem grande influência na formação das crianças e dos jovens. Os treinadores desempenham o papel de educadores, transmitindo valores importantes para a formação dos mais novos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Além do reconhecimento público aos atletas e clubes campeões na época desportiva passada, o Município voltou a entregar prémios de relevo e de mérito, que distinguem pessoas que deram o seu contributo para a promoção da modalidade ou para o desenvolvimento do clube. O convidado especial desta Gala foi Joaquim Gomes, ciclista profissional durante 17 anos, com 600 mil quilómetros percorridos e 56 vitórias. Participou em 18 Voltas a Portugal, alcançando o primeiro lugar nas edições de 1989 e 1993. Ganhou vários Grandes Prémios e foi três vezes Campeão Nacional de Contrarrelógio por equipas. A sua carreira passou também pelo Algarve, tendo representado o Louletano/ Vale do Lobo. Atualmente é o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, cargo que ocupa há 9 anos. “Estou muito honrado com esta distinção, que gostaria de dedicar aos homenageados desta noite e, em especial, às suas famílias, que perante atletas de alta competição sujeitos a diversas pressões do ponto de vista físico e anímico, acabam por ser o elo que confere equilíbrio a todo este fenómeno”, referiu Joaquim Gomes, agradecendo à autarquia de Albufeira pela “aposta naquilo que acho que é a mais precoce ferramenta de aquisição de bons hábitos de cidadania: o Desporto”.

Durante a Gala, os homenageados foram subindo ao palco para receberem pela mão do executivo de Albufeira um diploma e um troféu. O diretor regional do IPDJ- Instituto Português do Desporto e da Juventude entregou alguns dos prémios em representação do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que pediu ao representante para agradecer a José Carlos Rolo por assumir o Desporto como essencial para o desenvolvimento do concelho. “Ter um concelho que homenageia numa noite 300 atletas de quase 30 modalidades é extraordinário. Albufeira dá uma grande projeção ao Algarve em termos desportivos, com eventos de relevo como o Crosse das Amendoeiras, a Volta ao Algarve em Bicicleta, a Taça do Clube dos Campeões da Europa e, agora, a Volta a Portugal em Bicicleta”, salientou Custódio Moreno. O dirigente atribuiu o mérito à Câmara Municipal por ter criado “as infraestruturas necessárias ao desenvolvimento desportivo e as condições para que os clubes se pudessem expandir e atingir os seus objetivos”.

A Gala voltou a ser animada por uma das associações do concelho. Este ano o grupo escolhido foi a associação SOUL, que atuou com uma das suas coreografias de Hip-Hop.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

11/06/2018