FIM DE SEMANA COM MUITA CULTURA EM ALBUFEIRA

Este fim de semana em Albufeira vai ser bastante animado sob o ponto de vista cultural. Logo na sexta-feira, dia 28, a banda portuguesa de hip-hop soul e funk instrumental Orelha Negra sobe ao palco do Auditório Municipal, no âmbito do Ciclo de Concertos GAJ. A 29, assinala-se o Dia Mundial da Dança, com um espetáculo de entrada livre no Palácio de Congressos dos Salgados. No domingo, 30, o Auditório Municipal volta a preparar-se a rigor para receber Maria Viana com um grupo de amigos na celebração do Dia Internacional do Jazz e dos 40 anos de carreira da artista.

Os Orelha Negra vão atuar no Auditório Municipal de Albufeira, esta sexta-feira, pelas 21h30, no âmbito do Ciclo de Concertos Gaj. O Grupo, constituído por um conjunto de músicos apaixonados pelas sonoridades afro-americanas: Sam The Kid (MPCs), Cruzfader (DJ), Fred Ferreira (bateria), Francisco Rebelo (baixo) e João Gomes (teclas) vai interpretar alguns dos temas originais que integram o seu terceiro álbum. A primeira parte do espetáculo vai ficar a cargo do artista algarvio Ehliu, tal como vem acontecendo em todos os Concertos GAJ, que se prolongam até ao próximo mês de maio.

Os bilhetes custam € 10| com cartão estudante de Albufeira € 5 e podem ser adquiridos na Câmara Municipal (CIAC) e nas Piscinas Municipais (GAJ), nos dias úteis, e no Auditório Municipal no dia do espetáculo a partir das 19h30.

E porque há sempre um bom motivo para celebrar, em Albufeira nunca deixamos passar as datas mais marcantes do calendário em branco. Assim, mais uma vez o Município volta a associar-se às Comemorações do Dia Mundial da Dança, que se assinalam no próximo dia 29 de abril (sábado), com a realização de um espetáculo que conta com a participação das Escolas e Academias de Dança do Concelho, a partir das 16h00, no Palácio de Congressos dos Salgados. O espetáculo é de entrada livre.

Para celebrar a efeméride, pelo palco do Auditório dos Salgados vão passar centenas de crianças, jovens, adultos e uma classe sénior, num espetáculo que promete presentear o público com momentos de rara beleza, ritmo e cor aliados aos conhecimentos técnicos e artísticos dos que fazem da dança a sua forma de expressão.

Hip Hop, Sapateado, Danças Contemporâneas, Danças de Salão e Danças Orientais são as modalidades predominantes em que vão ser protagonistas as seguintes academias: Artedosul (Ballet e Dança Criativa), Danças Orientais do Guia Futebol Clube, Danças de Salão do Futebol Clube de Ferreiras, FUETE – Academia de Dança de Albufeira, Academia de Dança Praia da Falésia e LUEL – Arte em Movimento.

Mas este fim de semana vai ser particularmente recheado de cultura, no domingo, 30 de abril, o Auditório Municipal de Albufeira volta a abrir as portas para receber o espetáculo comemorativo do Dia Internacional do Jazz, desta feita uma dupla celebração, uma vez que a artista convidada é Maria Viana, que este ano celebra 40 anos de Jazz. Para este concerto especial, que está marcado para as 16h00, a artista convidou três amigos: os talentosos e reconhecidos, Ricardo Carriço, Rogério Charraz e João Galante.

Ao comemorar 40 anos de carreira Maria Viana sente saudades do seu público português, que nunca a esquece e lhe reserva sempre uma receção calorosa e familiar. Após várias digressões ao estrangeiro, com destaque para França, Itália e Reino Unido, e de cinco anos à frente do Cascais Jazz Club, regressa com a sua voz calorosamente sedutora, quase em jeito de despedida, para uma Digressão Nacional. “Smile – You must believe in Spring” é não só o título desta digressão nacional, mas também do disco que em 2015 gravou ao vivo no Centro Cultural de Belém, no ciclo “Os Dias da Música”. Maria Viana faz-se acompanhar em palco pelo piano de George Esteves e o contrabaixo de Paulo Neves, apresentando um espetáculo de registo melodicamente secreto e intimista, um reflexo das suas memórias, à luz das últimas décadas da história musical do jazz.

Os bilhetes para o Concerto de Maria Viana custam € 5 e estão à venda no CIAC e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis, e no Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo, das 19h30 às 21h15. Para informações e reservas, contactar através do telefone: 289 599 645.