FESTA DA ESPIGA VOLTA A SER CELEBRADA EM ALBUFEIRA

O Centro Educativo do Cerro do Ouro volta a agregar as atenções no Dia da Espiga, na próxima quinta-feira, 10 de maio. Há caminhada pelo campo para recolha de plantas, ateliers de ramos, danças, música e muito convívio. “É também este tipo de realizações que fazem de Albufeira um município educador e inclusivo”, refere o Presidente do Município, José Carlos Rolo.

Cumprindo a tradição, no próximo dia 10, Quinta-Feira de Ascensão, celebra-se o Dia da Espiga, no qual se fazem ramos campestres com vista a proteger o lar e as famílias ao longo do ano. Albufeira não esquece a tradição e promove um passeio matinal pelo campo, a fim de serem colhidas espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar o ramo, vulgarmente chamado de “espiga” e que depois ficará a adornar as portas de entrada das casas, pelo lado de dentro.

O início da caminhada é às 10h00, seguindo-se a realização de diversos ateliers, “Dança Criativa” pelo Clube Avô, música e ainda “Danças do Mundo”. Os participantes devem levar calçado confortável e almoço para poderem partilhar.

Para o efeito, o Município de Albufeira disponibiliza transporte gratuito com destino ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne, local onde as actividades irão ter lugar. Assim, na Freguesia da Guia, o autocarro passa às 09h15 (Parque do Guia FC), e à mesma hora passa também em Albufeira (Parque de Estacionamento da Câmara); às 09h30 estará em Ferreiras (Parque da Junta de Freguesia) e em Olhos d’Água (frente ao edifício da Junta de Freguesia); 09h40 é a hora para quem necessita de transporte em Paderne, com ponto de paragem no Parque do Centro de Saúde. O regresso está marcado para as 16h00.

Para o Pesidente da Câmara Municipal de Albufeira, esta iniciativa permite “reativar as tradições de forma saudável, através de um convívio onde os mais idosos, com os seus saberes, fazem reavivar uma marca da nossa cultura”. José Carlos Rolo salienta que é também este tipo de realizações que fazem de “Albufeira um município educador e inclusivo”.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...