Exposição “Nós e os Riscos” já está patente nos Paços do Concelho

EXPOSIÇÃO “NÓS E OS RISCOS” JÁ ESTÁ PATENTE NOS PAÇOS DO CONCELHO

A exposição “Nós e os Riscos” foi inaugurada na passada quinta-feira e irá estar patente até ao próximo dia 19 de junho no edifício dos Paços do Concelho. A mostra reúne trabalhos efetuados pelos alunos do 2º e 3º anos das escolas básicas do 1.º ciclo do concelho sobre os diversos riscos naturais e tecnológicos a que estamos sujeitos.

No dia 4 de junho, o Município de Albufeira inaugurou a exposição “Nós e os Riscos”, que está patente no primeiro piso do edifício dos Paços do Concelho até ao próximo dia 19 de junho.
A inauguração contou com a presença do executivo municipal e das diversas entidades locais envolvidas na prevenção de situações de risco ou prestação de socorro e emergência, entre elas a Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha Portuguesa e GNR.

Durante a visita à mostra, o Serviço Municipal de Proteção Civil explicou aos alunos do Jardim de Infância dos Caliços quais os riscos coletivos, naturais e tecnológicos existentes, sensibilizando-os para as medidas de autoproteção a adotar em caso de Cheias e Inundações, Vagas de Frio, Queda de Arribas, Incêndios Florestais, Tornados, Ondas de Calor, Sismos, Tsunamis, Trovoadas, Incêndios Urbanos e Secas.

“Estas ações de sensibilização direcionadas às crianças são extremamente importantes na medida em que a prevenção é o caminho a seguir quando falamos de riscos naturais e tecnológicos que, na maioria das vezes, são imprevisíveis”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa.

A exposição irá receber a visita dos Jardins de Infância e Escola Básicas do 1.º Ciclo do concelho, com o intuito de dar a conhecer aos alunos as medidas a adotar em situações de risco e alertá-los para os diferentes cenários possíveis. “A exposição é uma forma divertida de divulgarmos esta temática junto dos mais novos e incentivá-los a aprenderem a proteger-se a si e aos que os rodeiam”, referiu Ana Vidigal, vereadora com o pelouro da Proteção Civil.

Refira-se que de 1 a 15 de julho, a exposição estará em exibição no Algarve Shopping, na Guia, na entrada principal da Praça da Restauração.