EXPOSIÇÕES PARA VER NO MÊS DE JUNHO EM ALBUFEIRA

Os espaços culturais do concelho acolhem exposições das mais variadas manifestações artísticas. Em junho, o destaque vai para a fotografia e a pintura, com mostras nas galerias, no Museu de Arqueologia, no Arquivo Histórico e no edifício dos Paços do Concelho.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, exibe de 1 a 26 de junho a mostra de fotografia ”Calcutá- a Cidade da Alegria- Kolkata City of Joy”, de Márcia Barradas. Nesta exposição, a artista residente em Albufeira mostra as fotografias que tirou durante a viagem que fez a Calcutá, na Índia. “Ainda hoje consigo ouvir os ruídos, sentir os cheiros, visualizar as cores…”, destaca Márcia, que nos traz a magia, mas também a dureza do quotidiano desta cidade. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Até ao dia 23 de junho, está patente na Galeria Municipal João Bailote a exposição coletiva dos Alunos da Universidade do Algarve para a Terceira Idade (UATI– Pólo de Albufeira). Como é habitual, no final de cada ano letivo, os alunos expõem os trabalhos executados nas disciplinas de Pintura em Seda, Pintura em Azulejo, Artes Decorativas e Areias, Técnicas de Arraiolos e Costura. Já a partir do dia 29 de junho e até 28 de julho, será a dupla Anne-Marie Scour e Giséle Alfiéri a expor em conjunto telas e esculturas em cerâmica. Ambas privilegiam o abstracionismo e as suas obras refletem o respeito pela natureza e pela vida. A Galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra domingo, segunda-feira e feriados.

Até 30 de junho será possível contemplar a telas de Maria Manuela dos Santos na exposição “Olhar a Individualidade”, onde a artista dá relevo ao feminino num tributo à mulher. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 17h00, no primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira e o Arquivo Histórico vão exibir a exposição "Albufeira, por Artur Pastor", que estará patente de 9 de junho a 16 de dezembro. A exposição é centrada no fotógrafo de referência Artur Pastor que estabeleceu com o território algarvio, e em particular, com Albufeira, uma relação especial. Vinte anos após Artur Pastor ter realizado a sua última exposição, pretende-se mostrar parte do seu percurso e prestar uma homenagem ao legado que deixou para o concelho de Albufeira. A exposição é composta por dois núcleos expositivos, “Locais com Histórias” apresentada no Arquivo Histórico e “O mar e as suas gentes” presente no Museu. Cada uma das imagens apresentadas transporta não só a sua visão, mas o encontro de várias histórias que ajudam a compreender e a interpretar a paisagem, a arquitetura, as pessoas e os modos de vida de Albufeira.