ESTE ANO "HÁ VERÃO" NOVAMENTE PARA AS CRIANÇAS DO 1.º CICLO

O programa “Há Verão” está de regresso. Destinado às crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, tem por objetivo dar resposta aos encarregados de educação que têm que trabalhar durante a época de verão, proporcionando às crianças atividades de âmbito desportivo e lúdico-pedagógicas. As inscrições decorrem de 17 a 21 deste mês de maio. “Esta dupla missão do programa permitiu às famílias, no mês de trabalho mais intenso, terem um local onde deixar os seus filhos em segurança; por outro lado, privilegiou a ocupação do tempo de forma útil e saudável” das crianças, diz o autarca.

De 17 a 21 deste mês de maio, decorre o período de inscrição no projeto “Há Verão”, para ocupação lúdica das crianças durante os meses de julho e agosto.

O Projeto “Há Verão” é uma iniciativa que veio substituir, no ano de 2020, o programa “Educação no Verão”, devido à pandemia Covid-19. Destinado às crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, tem por objetivo dar resposta aos encarregados de educação que têm que trabalhar durante a época de verão, proporcionando às crianças atividades de âmbito desportivo e lúdico-pedagógicas, tais como: jogos com água, jogos tradicionais, cross fit kids, capoeira, culinária, cinema, ateliers de expressões plástica, entre outras, privilegiando-se as atividades ao ar livre e o bem-estar psíquico e emocional das crianças. Este projeto decorre nas várias freguesias do concelho, nomeadamente nos ATL’s das EB1 da Guia, Ferreiras, Olhos de Água e Caliços e também no Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne, de 14 de julho a 3 de setembro. No ano passado, foi frequentado por 172 crianças.

Este programa pode designar-se como um campo de férias, é da responsabilidade do Município de Albufeira e conta com a supervisão de educadoras, animadores e auxiliares do Município, respeitando todas as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde. Pretende-se promover o desenvolvimento global e harmonioso das crianças, a socialização e a relação entre pares. “Esta dupla missão do programa permitiu às famílias, no mês de trabalho mais intenso, terem um local onde deixar os seus filhos em segurança; por outro lado, privilegiou a ocupação do tempo de forma útil e saudável, enriquecendo os mais novos com novas vivências e experiências através de atividades orientadas por profissionais”, lembra o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo, que em todos os verões faz visitas aos diversos campos de férias promovidos pelo Município, diz-se “agradado, pois no ano de 2020, mesmo em condições de grande rigor quanto às normas de saúde, as crianças tiveram um verão quase normal e cresceram, brincando ao mesmo tempo, pelo que vamos continuar a apostar nestes programas”.

As inscrições são de 17 a 21 deste mês, devendo ser efetuada via online pelo encarregado de educação da criança, sem necessidade de se deslocar às instalações da Divisão de Educação. Em caso de necessidade de apoio no momento da inscrição poderá solicitá-lo através dos seguintes contactos: 289599691, 289599687 ou 289598820, no período das 9h00 às 15h00 em dias úteis. Caso o encarregado de educação não possua acesso a computador ou internet deverá contactar por telefone e efetuar o agendamento para atendimento presencial.