Desporto Nacional Escolar Celebrado em Albufeira

Foram quatro dias de muita competição e convívio, num evento que não se realizava desde 2004 e que trouxe a Albufeira centenas de jovens de todo o País. Carlos Silva e Sousa considerou que se trata de um evento desportivo de referência, na senda de outros que a autarquia tem conseguido atrair e organizar, que contribui para reforçar a imagem de Albufeira como um concelho jovem, dinâmico e com qualidade de vida.

As Finais dos Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados reuniram, durante quatro dias, em Albufeira, perto de um milhar de jovens de várias escolas do País, num programa competitivo entre os vencedores dos Campeonatos Regionais nas modalidades de Atletismo, Badminton, Futsal e Voleibol. A iniciativa organizada em parceria pela Direção-Geral de Educação, Direção de Serviços da Região do Algarve do Ministério da Educação e Ciência e Município de Albufeira terminou em grande hoje com uma visita e almoço de despedida no Zoomarine.

As competições decorreram no domingo e na segunda-feira (21 e 22) em vários Pavilhões Desportivos do concelho. O evento incluiu ainda a Cerimónia de Boas Vindas e a Cerimónia de Entrega dos Troféus e Medalhas, ambas no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Os participantes tiveram possibilidade de assistir à atuação da Secção de Acrobática do Imortal Basket Clube, da Associação Soul e do Rancho Folclórico de Olhos de Água.

Além do programa competitivo, refira-se que os participantes tiveram possibilidade de viver um conjunto de experiências inesquecíveis, como foram uma noite da Discoteca Kiss, uma ida à Praia com aulas de Zumba e ainda uma manhã no Zoomarine.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou a “capacidade e a disponibilidade de Albufeira para promovermos eventos que apoiem a nossa Juventude”. O autarca salientou que “Albufeira tem excelentes condições para acolher estes grandes eventos e, nesse sentido, daremos a devida atenção e prioridade ao apoio a atividades que tenham a ver com os mais jovens”. Na sua intervenção final, Carlos Silva e Sousa endereçou uma palavra de reconhecimento aos professores e aos familiares dos jovens atletas que todos os dias os incentivam e ajudam a alcançar as suas metas, quer a nível escolar quer competitivo. Carlos Silva e Sousa salientou que “o melhor investimento que se pode fazer é nos jovens, porque eles são o futuro deste País”. Dirigindo-se aos atletas, referiu “Este é um momento marcante na vossa vida, aproveitem-no com sabedoria, mais do que competir é importante saber competir com fairplay, o que vocês souberam demonstrar aqui de forma exemplar”. O autarca concluiu dizendo estar muito orgulhoso por receber no concelho mais um evento de referência ligado à Juventude e ao Desporto e fazendo votos para que a iniciativa se repita no próximo ano.