CONSELHO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO REÚNE PARA AGILIZAR A ANÁLISE TÉCNICA DAS PROPOSTAS MAIS VOTADAS

CONSELHO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALBUFEIRA REUNE PARA AGILIZAR A ANÁLISE TÉCNICA DAS PROPOSTAS MAIS VOTADAS

Já estão apuradas as 16 propostas mais votadas no âmbito das sessões públicas de participação do Orçamento Participativo de Albufeira. As sessões, que privilegiaram a partilha de opiniões e a procura de consensos entre os participantes, contaram com colaboração de um grupo de facilitadores, funcionários da Autarquia com idades e formações distintas, que de forma voluntária se associaram ao projeto, disponibilizando-se para conduzir os trabalhos nas reuniões que decorreram em cada uma das localidades. A 25 de março, realizou-se uma reunião do Conselho do Orçamento Participativo, com vista a fazer o balanço das anteriores edições e agilizar a análise técnica das propostas.

Chegou ao fim a fase de recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para o ano de 2020.

Das 44 propostas apresentadas ao longo das 4 sessões, que estiveram a decorrer em todas as Freguesias do concelho, entre 12 e 20 de março, foram apuradas 16 - as mais votadas - que seguem agora para análise técnica dos serviços.

No dia 25 de março, o Conselho do Orçamento Participativo, liderado por Ana Pífaro, vereadora responsável pelo referido pelouro, promoveu uma reunião com a equipa de trabalho afeta ao OP com vista a fazer o balanço das edições anteriores e a agilizar a distribuição das propostas pelos serviços. Refira-se que as propostas que venham a reunir as condições de elegibilidade, nomeadamente as de ordem legal, financeira e de exequibilidade serão transformadas em projetos, que irão ser colocados a votação no próximo mês de junho.

Para melhor compreensão e transparência de todo o processo, informamos que a fase de análise técnica decorre de acordo com a seguinte cronograma: análise da elegibilidade das propostas| orçamentação das propostas elegíveis| concertação com os proponentes (quando aplicável) | Publicitação da listagem de projetos selecionados e propostas excluídas – 25 de março a 17 de maio; prazo para recurso – 20 a 24 de maio; preparação dos materiais associados à votação – 27 a 31 de maio; publicitação da listagem final dos projetos a votação – até 31 de maio.

Recorde-se que a Valorização do Espaço Público foi o tema selecionado para esta 6ª edição, para a qual o Município decidiu afetar uma verba de 250 mil euros, valor que este ano, pela primeira vez, será distribuído equitativamente pelas quatro freguesias do concelho.