“CAMIÃO DA ESPERANÇA” ESTÁ EM ALBUFEIRA ATÉ À PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, visitou o “Camião da Esperança”, que tem estado a passar por várias praias do concelho (Santa Eulália, Salgados e Pescadores) para se inteirar sobre como está a decorrer a iniciativa, tendo aproveitado para realizar o teste serológico, que deu negativo. Jorge Azevedo, presidente da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores seguiu-lhe o exemplo, tendo obtido o mesmo resultado. O camião vai estar junto à praia dos Pescadores até à próxima segunda-feira, 20 de julho. Os testes são gratuitos com prescrição médica, ou pagos no local no caso de não houver prescrição, mediante marcação.

De acordo com Paulo Costa, Diretor Geral da Globalsport, empresa responsável pela coordenação da iniciativa, o projeto, que numa primeira fase teve por objetivo combater a COVID-19 através da aplicação de testes em massa, tem, nesta segunda fase, por missão informar e sensibilizar para a importância das regras de saúde pública. “No fundo, pretendemos transmitir que o Algarve é um destino seguro, está preparado e está tão preocupado que conseguiu ter uma equipa ao longo dos próximos 40 dias a percorrer toda a costa algarvia, a dar apoio às famílias, que sem saírem da praia podem receber informação sobre como proceder em caso de eventuais sintomas. Se quiserem podem dirigir-se ao camião e realizar o teste serológico, que revela o grau de imunidade, ou seja, diz se a pessoa já esteve em contacto com o vírus, ou em caso de maior preocupação pode efetuar o teste por zaragatoa (de base molecular), que deteta a presença do vírus SARS-CoV-2.”

Refira-se que os testes são gratuitos com prescrição médica e estão disponíveis a toda a população até à próxima segunda-feira, dia 20 de julho, no “Camião da Esperança”, que se encontra estacionado junto à Praia dos Pescadores. Para fazer o teste basta deslocar-se até lá, entre as 9h00 e as 14h00, e fazer a sua marcação no local, através do facebok em: https://www.facebook.com/UmGestoMudaTudo/ ou ligando para o número: 351 963 409 387.

A iniciativa tem estado a correr muito bem, nos quatros dias em que o camião tem estado em Albufeira já foram distribuídos 7 mil folhetos informativos, contactadas 3mil pessoas, nas praias, restaurantes e nas ruas, realizados 300 testes serológicos e 12 testes por zaragatoa, “o que é bom sinal, porque significa que o medo já não está tão presente e as pessoas só recorrem aos testes moleculares se estiverem a sentir-se mal”, justifica o coordenador do evento. O “Camião da Esperança” é suportado por uma equipa de 20 profissionais: médicos, biomédicos, enfermeiros e psicólogos. Para além dos testes disponibiliza, também, aconselhamento médico, com encaminhamento para o SNS, sempre que haja qualquer tipo de sintomas.

O Camião da Esperança é uma iniciativa promovida pela Região de turismo do Algarve e por vários municípios da região, e conta com o paio da TVI, Rádio Comercial, Galp, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.