CABAZES PARA UM NATAL MELHOR

O Presidente da Câmara lançou o repto a supermercados e retalhistas: “oferecer alimentos a quem não dispõe da possibilidade de os comprar. Entre uns e outros, a diferença em número é grande, mas o pouco que possam oferecer marca uma diferença gigantesca no Natal de muitos”.

O presidente da Câmara Municipal deslocou-se à Makro e ao Pingo Doce-Belavista na manhã do passado dia 17 para agradecer a resposta positiva ao repto que lhes lançou, a fim de comparticiparem na composição de cabazes nesta quadra do ano.

A Makro, retalhista situada na Guia com 75 trabalhadores, ofereceu 50 cabazes que foram divididos entre a AHSA – Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira e a Conferência de S. Vicente de Paulo. O Director de Loja, Mário Campos, referiu que foi possível reunir sete produtos por cabaz mercê da sua acção de sensibilização junto de empresas e fornecedores, mas que para o ano a acção será largamente melhorada e preparada com mais antecipação. Por este motivo, apelou a Carlos Silva e Sousa para que dirigisse também uma palavra aos empresários no sentido de reforçar a importância da solidariedade. “A Makro está ciente das dificuldades de muitas pessoas e as cheias recentes também nos afectaram, na medida em que os comerciantes da baixa são uma fatia considerável dos nossos clientes; por isso abrimos uma linha de crédito e estamos a reequipar muitas das casas que anseiam abrir antes do final do ano”, salientou Mário Campos.

À constatação de serem poucos os cabazes para as muitas necessidades, Lurdes Meirinho da AHSA salientou que “em matéria de solidariedade, o pouco de uns faz uma grande diferença para muitos. Estamos muitos contentes com esta oferta”. Por seu turno, Dores Correia, da Conferência de S. Vicente de Paulo, informou que a entrega destes cabazes seria logo no dia seguinte: “este é o momento feliz, o de recebermos para poder dar e constatarmos que há pessoas solidárias; amanhã, a entrega, é um momento de alguma dureza; a maioria desconhece do quão infra-humana é a vida de muitas pessoas”.

A par da Makro, outras estruturas responderam afirmativamente ao apelo, nomeadamente os Supermercados Apolónia, Recheio e Pingo Doce-Belavista. Esta média superfície contribuiu com duas paletes de alimentos, os quais forma condicionados em cabazes pela Acção Social do Município, que fez a respectiva entrega a famílias carenciadas já identificadas pelos serviços. O responsável pela unidade da Belavista, José Barbosa, mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa e disposto a colaborar nas próximas: “Não podíamos recusar este pedido do Presidente, porque não estamos a dar nada à Câmara; estamos, sim, a ajudar a quem efectivamente precisa. O empobrecimento é uma realidade”. A ilustrar estas palavras, referiu que há poucos anos o preço médio de talão naquela unidade era de 19 Euros e que agora baixou para 13 Euros.

Satisfeito com a resposta destas unidades e surpreendido com o silêncio de outras, o Autarca expressou que “enquanto houver necessidade, não desisto de pedir a quem tem, para aqueles a quem falta até o elementar: o pão na mesa.”