BISPO DO ALGARVE NOS PAÇOS DO CONCELHO

O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, acompanhado pelo responsável da Paróquia de Albufeira, padre Flávio Martins, esteve hoje na Câmara Municipal de Albufeira, onde se deslocou para apresentar cumprimentos ao recém-empossado executivo liderado por Carlos Silva e Sousa. A acompanhar o presidente estiveram os vereadores José Carlos Rolo, que à semelhança do anterior mandato acumula a vice-presidência, Ana Pífaro e Rogério Neto. A visita do prelado ao concelho prolonga-se até dia 12 de novembro.

Trata-se da primeira visita pastoral deste ano do Bispo do Algarve às Paróquias da Diocese, que no caso de Albufeira irá prolongar-se até dia 12 de novembro.

O programa teve início logo pela manhã com o acolhimento de D. Manuel Quintas, pelas 9h45, seguido da celebração da eucaristia na Igreja Matriz. Seguiu-se a visita ao edifício dos Paços do Concelho.

Já no gabinete de Carlos Silva e Sousa, o prelado desejou as maiores felicitações ao presidente e aos restantes membros do Executivo para este segundo mandato, tendo destacado a boa colaboração existente entre a Autarquia e a Paróquia, que há pouco mais de um ano conta com o jovem padre Flávio Martins como líder espiritual. O melhoramento das condições do Centro Pastoral dos Olhos de Água, o crescimento do número de fiéis que se tem verificado nesta comunidade, a realização de algumas festas religiosas no Concelho, nomeadamente a Festa da Orada, que este ano voltou a ter a imagem da virgem em exposição na Igreja Matriz uma semana antes da procissão, recuperando uma tradição antiga, as procissões do Enterro do Senhor e dos Painéis da Misericórdia e o Encontro de Coros na Igreja Matriz foram algumas das questões abordadas. D. Manuel Quintas considera que a realização de procissões e a dinamização de eventos culturais adequados aos locais de culto são uma mais-valia para a igreja “são momentos importantes para a comunidade religiosa, uma forma de atrair mais pessoas e os próprios turistas, que cada vez mais mostram interesse por este tipo de iniciativas”, frisou.

Carlos Silva e Sousa congratulou-se com a visita do Bispo do Algarve a Albufeira e reiterou a vontade de continuar a colaborar com a Paróquia e a Diocese em tudo o que for possível. No final convidou D. Manuel Quintas a assinar o livro de Honra do Município, ofereceu-lhe a obra “Albufeira Revisitada”, uma réplica da torre do relógio (ex-libris da cidade) e uma cópia do projeto da edição crítica da obra do padre Semedo de Azevedo, pároco de Albufeira entre 1934 e 1968, fundador do Museu de Arqueologia que comemora 60 anos no dia 15 de setembro do próximo ano.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...