BASKET SOLIDÁRIO REVERTE A FAVOR DA CONFERÊNCIA DE SÃO VICENTE DE PAULO

Este ano, a ação de Basket Solidário reverteu a favor da Conferência São Vicente de Paulo, que recebeu o montante de 1.326,00 Euros, em resultado da doação de 1,00 Euro por parte de todos os participantes da Festa do Basquetebol Juvenil. Na visita realizada às instalações da instituição, o presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa, realçou a importância “de existir esta componente solidária do evento, que permite ajudar as instituições que lutam diariamente para apoiar os cidadãos mais necessitados”.

Na passada segunda-feira, 10 de abril, a Federação Portuguesa de Basquetebol entregou à Conferência de São Vicente de Paulo a quantia de 1326,00 Euros, “recolhidos euro a euro pelos atletas e dirigentes, mas acima de tudo pelos jovens, pois esta ação significa para nós também ter uma atitude solidária que se paute por valores”, referiu o presidente da Federação Manuel Fernandes.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico que se dedica à realização de iniciativas destinadas a ajudar as pessoas social e economicamente mais desfavorecidas. A Conferência Beato Vicente de Santo António de Albufeira foi fundada em 1974 pelo pároco de Albufeira, cónego José Rosa Simão, seis anos depois de ser colocado como padre em Albufeira.

“A Conferência não tem apoios, vivemos da solidariedade dos outros e de peditórios”, confessa Isaura Encarnação, uma das voluntárias mais antigas da conferência. A responsável agradeceu à Câmara Municipal o papel fundamental que tem desempenhado para a instituição: “ainda há pouco, a Autarquia agilizou a possibilidade de internar uma pessoa que estava sozinha e doente. Não é só carência alimentar, é também muitas das vezes uma grande falta de companhia, de atenção, de apoio para ir aqui ou acolá, tomar um chá na companhia de alguém. E isso é o que temos vindo a fazer através do voluntariado”, salientou.

Carlos Silva e Sousa justificou a escolha da Conferência de São Vicente de Paulo para receber o donativo das Festas do Basquetebol Albufeira 2017, com o facto de “sabermos que nesta instituição todo o cêntimo é bem aproveitado e reverte a favor de quem mais precisa”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira confessou que acompanha de perto a instituição, “conheço muitas pessoas da Conferência e sei o excelente trabalho que desenvolvem. A Câmara Municipal não consegue estar em todas as situações e é muito importante poder contar com a parceria das IPSS”, referiu.

Refira-se que a ação Basket Solidário é uma das componentes das Festas do Basquetebol Juvenil, que pretende incutir nos jovens atletas valores como a solidariedade, a entreajuda e o respeito pelo próximo.