ARQUIVO HISTÓRICO ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRE VIDA LITERÁRIA DE CASIMIRO DE BRITO

A exposição que homenageia o poeta algarvio deixa a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, onde foi inaugurada em 2016, para estrear a versão itinerante de “Entre Mil águas: Vida Literária de Casimiro de Brito”. A abertura ao público acontece na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, véspera de aniversário do escritor, no Arquivo Histórico de Albufeira. Vários painéis e um filme prometem aproximar a obra dos leitores, na descoberta de um conhecimento mais amplo do autor. Para ver até dia 2 de fevereiro.

“Entre Mil Águas: Vida Literária de Casimiro de Brito” iniciará o seu périplo pelo Algarve em Albufeira, onde poderá ser visitada de 13 de janeiro a 2 de fevereiro no Arquivo Histórico, de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00.

A exposição itinerante pretende homenagear o poeta algarvio de 79 anos, que tem vindo a alcançar as mais elevadas distinções em Portugal e no estrangeiro e está representado em mais de 200 antologias internacionais e traduzido em mais de 30 línguas.

Casimiro de Brito, natural de Loulé, viveu a sua infância na região algarvia onde tirou o Curso Geral do Comércio, na Escola Industrial e Comercial de Faro. Em 1956 criou no jornal A Voz de Loulé uma página literária designada Prisma de Cristal, que publicou durante 26 números. De 1958 a 1964 dirigiu, em Faro, a coleção de poesia A Palavra na qual publicaram, entre outros, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Candeias Nunes. Depois de uma passagem por Londres, em 1958, fundou e dirigiu com António Ramos Rosa os Cadernos do Meio-Dia (1958-60), onde se revelaram os poetas do movimento literário Poesia 61. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores, presidente do P.E.N. Clube Português. Atualmente, dedica-se totalmente à escrita e continua a desenvolver uma intensa atividade como divulgador da poesia nacional e internacional. Foi nomeado consultor para a Europa da World Haiku Association, sediada em Tóquio. É responsável pela colaboração portuguesa na revista internacional Serta, e editor-in-chief da Antologia de Literatura Mundial Diversity do P.E.N. Club Internacional. Entre outros, Casimiro de Brito recebeu o Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de Escritores pelo livro Labyrinthus (1981), o Prémio Versília, de Viareggio, para a "Melhor Obra Completa Estrangeira", pela obra Ode & Ceia (1985), o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube, pelo livro Opus Affettuoso seguido de Última Núpcia (1997), o Prémio Internacional de Poesia Léopold Senghor (2002), o Prémio de Poesia Aleramo-Luzi, para o “Melhor Livro de Poesia Estrangeiro”, com Livro das Quedas (2004), e ainda o Prémio de “Melhor poeta do Festival Internacional Poeteka" (anel de platina), na Albânia (2008). Casimiro de Brito foi ainda nomeado Embaixador Mundial da Paz (ONG, Zurique) e, em 2008, foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

“Entre Mil Águas: Vida Literária de Casimiro de Brito” é uma exposição da autoria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Direção Regional de Cultura do Algarve, entre outros parceiros.