APEXA REABILITA ATRAVÉS DA ARTE

“Reabilitar através da Arte” é o título da exposição que está patente na Galeria Municipal de Albufeira até ao final do mês.  A mostra, que é constituída pelos trabalhos vencedores e menções honrosas do VIII Concurso Nacional de Pintura e Escultura promovido pela Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

A inauguração da exposição “Reabilitar através da Arte”, este ano dedicada ao tema “Fantasia” decorreu na passada sexta-feira, 27 de novembro, tendo contado com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, da vice-presidente da Associação da APEXA, Ana Santinhos, do coordenador do Atelier de Arte e Criatividade da associação, Nuno Neto, amigos e familiares dos jovens artistas.

A mostra, que vai ficar patente ao público na Galeria Municipal de Albufeira até ao dia 31 de dezembro, é constituída pelos trabalhos vencedores e menções honrosas do Concurso Nacional de Pintura e Escultura promovido pela APEXA “com o objetivo de dar a todos os cidadãos com necessidades especiais a oportunidade de participarem e verem os seus trabalhos reconhecidos pela sociedade, no sentido de integração e inclusão pela arte”.

Na categoria Pintura, o primeiro prémio foi para a obra “O Encontro” – Coletivo de Artes da ASMAL, o 2º prémio para “Mundo Ideal” de Luísa Vieira, da NECI, e o 3º prémio para “Branca de Neve” de Maria Helena, também da NECI. Foi atribuída Menção Honrosa aos seguintes trabalhos: “Gata Voadora em Chuva de Flores”, da UVAPS Almansil, “Imaginarius” da UEAM Escola Dr. Francisco Cabrita, “Sonhomagia” da EBS Pe. José Augusto Fonseca – Aguiar da Beira, “A Arca da Aliança” de Timber Land, “Cidadãos do Universo” da Escola Dra. Laura Aires, “Vaca Cornélia” de Lénia Viola – CEERDL, “Coelhinhos” de Maria Gomes - CCRDL e “Ondas” de Luísa Vieira - NECI.

Na categoria Escultura, o primeiro prémio foi para o trabalho “As Cartolas” de Sérgio, Ulisses e Diogo – CEERIA, o segundo prémio para “Outono” do Grupo de Pintura da CERCIESTA e o 3º prémio para “Sonhos Escondidos” de Emanuel – CRIAL. Foram ainda entregues duas Menções Honrosas: “O Palhaço” do Atelier de Arte e Criatividade da APEXA e “Fórum” de Hugo Vinagre e Elisabete Andrade – CEERDL.

A exposição pode ser visitada diariamente, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra aos domingos e feriados.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...