APAV AGRADECE PARCERIA COM CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

No âmbito do programa comemorativo dos 25 anos da APAV, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima visitou os Paços do Concelho de Albufeira para agradecer a parceria da autarquia no apoio às vítimas de crime e violência. João Lázaro entregou um certificado de reconhecimento a Carlos Silva e Sousa pela contribuição da Câmara Municipal na promoção dos direitos humanos e desenvolvimento social.

Na passada sexta-feira, o presidente da direção da APAV, João Lázaro, e o presidente do núcleo de Albufeira, Mário Brito José, deslocaram-se à Câmara Municipal de Albufeira numa visita de cortesia para agradecer a cooperação da autarquia, com quem mantêm um protocolo desde 2010.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, e Marlene Silva, vereadora da Ação Social, receberam um certificado de parceria, que representa o agradecimento e reconhecimento por parte da APAV, que este ano está a celebrar as bodas de prata e uma das formas de assinalar o trabalho ao longo destes 25 anos é agradecer pessoalmente aos seus parceiros. “O Município tem tido um papel preponderante na atividade da APAV no concelho de Albufeira”, destaca João Lázaro.

Recorde-se que em 2013, a Câmara Municipal cedeu uma loja à instituição de solidariedade, na Urbanização Habijovem, para que esta desse continuidade ao trabalho desenvolvido no concelho. Desde então, o número de casos sofreu um aumento significativo, passando de 385 processos registados entre janeiro e julho de 2014, para 543 processos em período homólogo de 2015. “Têm aparecido situações cada vez mais complexas, que nos obrigam a adotar outras formas de intervenção”, refere o presidente do núcleo da APAV de Albufeira. Mário Brito José acredita que o aumento do número atendimentos está relacionado com a conjuntura atual de crise. “Estamos a ser procurados por todas as situações que envolvam crime, especialmente por famílias destruturadas com problemas do foro psicológico”, explica.

Consciente da importância da intervenção do Gabinete - único no concelho - junto das vítimas de crime, Carlos Silva e Sousa reiterou o compromisso de continuar a apoiar a instituição, nos moldes do protocolo reafirmado em 2013, que visa a manutenção do Gabinete de Apoio à Vítima de Albufeira. O autarca realçou a importância da APAV que, em articulação com outras entidades locais, desenvolve um trabalho excecional: “o GAV de Albufeira é o único gabinete do género em todo o concelho e a sua intervenção ao nível social, no apoio às vítimas, assume particular importância nesta altura de crise que assola e fragiliza as famílias. Este espaço veio criar as condições adequadas para que esta associação possa prestar um apoio mais eficaz a nível técnico e humano, conferindo melhores condições para quem trabalha e para quem é atendido”.

No terreno desde 1990, a APAV tem apoiado um número cada vez maior de vítimas de crime (violência doméstica, crimes sexuais, homicídios, roubos, assaltos a residências) num universo estimado de mais de 270 mil pessoas.