ANA CABECINHA E JORGE BRAZ PRESENTES NA GALA DO DESPORTO 2019

No próximo dia 22 de fevereiro, o Pavilhão Desportivo de Albufeira abre as suas portas a milhares de atletas, dos quais muitos serão homenageados. Trata-se de mais uma edição da Gala do Desporto, que este ano tem por convidados Ana Cabecinha e Jorge Braz. A Gala do Desporto deste ano será dedicada ao Fair Play.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira vai voltar a trajar a rigor para receber atletas, treinadores e dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que se destacaram na época 2018/2019. Vai ser a 22 de fevereiro, a partir das 21h00. Dos cerca de 4 mil praticantes de desporto do concelho, alguns serão homenageados pelos seus títulos e conquistas. A Gala do Desporto é dedicada aos praticantes de Desporto de Albufeira, mas também aos treinadores e famílias dos atletas.

Este ano, os convidados especiais são a atleta Ana Cabecinha e o selecionador nacional de futsal Jorge Braz.

Ana Cabecinha é uma personalidade gloriosa no que respeita a Atletismo-Marcha, detentora das melhores marcas em distâncias Olímpicas e recordes de Portugal. A atleta representou 34 vezes a seleção de Portugal em competições Internacionais, com destaque para as três presenças nos Jogos Olímpicos, de Pequim em 2008, Londres em 2012 e Rio de janeiro em 2016. São muitos os títulos Regionais e Nacionais que tem somado desde 1996, nomeadamente: 187 Títulos Regionais (116 Individuais e 71 Colectivos), 82 Títulos Nacionais (59 Individuais e 23 Colectivos) e 10 Medalhas Internacionais. Destaque ainda para os 21 títulos Nacionais Absolutos em Pista Coberta, Estrada e Pista Ar livre.

Jorge Braz é o atual Selecionador Nacional e Campeão Europeu de Futsal, em 2017. Jorge Braz nasceu a 25 de agosto de 1972 em Edmonton (Canadá). Fez a estreia como treinador nacional de futsal a 23 de setembro de 2003, frente ao Azerbaijão, mas só a partir de julho de 2006 se fixou na equipa técnica nacional, coadjuvando Orlando Duarte. Em julho de 2010 assumiu o cargo de Selecionador Nacional.

Este ano, a autarquia decidiu dedicar a Gala do Desporto, ao “Fair Play”. Ao longo da noite serão projetadas diversas imagens e mensagens alusivas ao tema. Refira-se que a expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. O Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: "Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta". O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo segundo a qual, os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma propositada.

Mais uma edição de um dos momentos de ouro do Desporto em Albufeira.