ALBUFEIRA REVISITADA VAI ÀS FREGUESIAS

Pessoas e factos até agora desconhecidos, constam do livro Albufeira revistada, cujo lançamento foi no passado dia 20 de Agosto. O campo de estudo foi todo o território, pelo que agora será apresentado em todas as freguesias. Haverá oferta do livro aos 50 primeiros munícipes. Depois desta fase, o livro será colocado à venda.

O livro Albufeira revisitada vai ser apresentado nas freguesias do concelho, após o lançamento que ocorreu a 20 de Agosto, Dia do Município de Albufeira.

Trata-se de uma obra que traz ao público diversas memórias e factos que ainda não tinham conhecido publicação, acerca da História e do Património de Albufeira, tal como a produção do garum no período romano, o sábio árabe natural do Castelo de Paderne, a comenda de Avis, que era a única no Algarve, a roda dos órfãos, a procura de Albufeira por parte de cientistas estrangeiros ainda antes do Turismo e muitas outras curiosidades. Destaque ainda para o “resgate” de personalidades albufeirenses que o tempo fez esquecer, como é o caso de Diogo Leote, que foi Ministro da Justiça no Governo Constitucional de João Chagas e que impôs a separação entre mulheres e homens nas cadeias portuguesas, Mendonça de Vilalobos, o médico que trouxe o primeiro aparelho de Raio-X para o Algarve, Félix Negrão, um dos mais conceituados latinistas do século XIX e co-fundador da Academia de Ciências de Lisboa, assim como o Beato Vicente, Artur Águedo Miranda, um dos fundadores do jornal O Algarve e o republicano Francisco de Paula Baptista, boticário da maçonaria com loja em Paderne e primeiro presidente da Câmara de Albufeira após a queda da Monarquia, entre outros.

A apresentação ficará a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Eduardo da Silva e Sousa, contando para o efeito com a presença dos autores, Luísa Monteiro, Idalina Nobre, Rui Gregório e Manuela Santos.

A primeira freguesia a receber a apresentação do livro é a Guia, amanhã, dia 8, às 21h30, no Salão Cultural e Recreativo. No dia seguinte, sexta-feira, será a vez de Olhos de Água, no Salão da antiga Junta de Freguesia, seguindo-se no sábado as Ferreiras, no salão do Futebol Clube local. As apresentações serão sempre às 21h30. No domingo, será em Paderne, também na sala da Junta de Freguesia, às 18h00.