ALBUFEIRA QUER PERPETUAR TESTEMUNHOS EM TORNO DA PANDEMIA COVID-19

O projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21” lança o desafio aos albufeirenses para que enviem para o Arquivo Municipal de Albufeira os seus registos acerca da Covid-19, a fim de se constituírem memória para o futuro. É fácil, basta aceder a https://www.cm-albufeira.pt/content/projeto-historias-e-memorias-da-pandemia-2020-2021 e preencher os campos constantes no formulário. “Através deste projeto vamos garantir que a História não apagará os acontecimentos de 2020 – 2021, em Albufeira”, refere a vereadora da Cultura, Ana Pífaro.

O Arquivo Municipal de Albufeira está a lançar um desafio aos albufeirenses no sentido de enviaram os seus testemunhos para o Arquivo a propósito da pandemia Covid-19, a fim de se constituírem memória para o futuro.

Os interessados podem enviar o testemunho sobre as perdas humanas, laborais, quotidianas ao nível da mobilidade e outras. Podem, igualmente, enviar o seu testemunho sobre o modo de como superaram o confinamento, o diário, de como foi o Natal, o ambiente doméstico ou laboral e outros.

Os testemunhos podem ser escritos, acompanhados ou não de fotografias, registos de vídeo, sonoros, desenhos ou outras formas.

“Através deste projeto vamos garantir que a História não apagará os acontecimentos de 2020 – 2021, em Albufeira”, refere a vereadora da Cultura, Ana Pífaro. “A memória dos habitantes de Albufeira sobre a pandemia deve ser registada de modo a não deixar cair no esquecimento as angústias, incertezas e esperanças, coletivas, individuais e familiares, que esta comunidade sentiu e sente ao longo destes dias tão estranhos. Percebemos que os registos que estão a ser feitos são-no maioritariamente nas redes sociais, espaços efémeros e dificilmente lugares de memória”, acrescenta ainda aquela responsável.

Refira-se que o Arquivo Municipal de Albufeira tem online uma parte do seu espólio, sendo possível consultar o que foram os registos de vários momentos marcantes da história de Albufeira, disponibilizando para consulta documentos oficiais, fotografias, recortes de imprensa, correspondência e outros registos.

Para partilhar o testemunho dos tempos presentes em fase de Covid-19, basta aceder a https://www.cm-albufeira.pt/content/projeto-historias-e-memorias-da-pandemia-2020-2021 e preencher o formulário.

Este projeto não tem data limite de acolhimento de testemunhos sobre a grande pandemia do século XXI em Albufeira.