ALBUFEIRA PROMOVEU-SE NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Albufeira voltou a marcar presença na BTL, a maior feira de Turismo a nível nacional. De 13 a 17 de março, o Município esteve representado no stand do Algarve, onde deu a conhecer o novo vídeo promocional do concelho, apresentou o XVII Congresso do CEUCO que vai ter lugar em Albufeira, e deu a provar alguns dos produtos que compuseram a Mesa vencedora das 7 Maravilhas. Houve ainda tempo para assinar um protocolo com a APAL e para acolher os milhares de visitantes que passaram pelo certame durante os cinco dias.

Albufeira rumou à Capital para participar na BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, de 13 a 17 de março, na FIL- Parque das Nações.

Durante os dois primeiros dias, o Município apresentou aos profissionais do setor um programa que incluiu a apresentação do novo vídeo promocional do concelho. Uma mão cheia de minutos, que atravessa diferentes áreas de atratividade. “Esta é uma forte aposta do Município no âmbito da promoção e divulgação turística. O vídeo mostra, através de paisagens magníficas, o que o concelho tem de melhor: as praias de cortar a respiração, a gastronomia tradicional, os sons da natureza, o ar puro e fresco do barrocal, o desporto ao ar livre, a arte que nasce das mãos dos artesãos, os eventos que trazem o melhor das outras culturas, a animação noturna. São imagens que remetem para o privilégio de poder usufruir de todas estas sensações”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. “Albufeira, Destino de Emoções”, frase que assina o vídeo promocional apresentado, já se encontra disponível para visualização, no youtube: https://youtu.be/FDvpj4Y0F6Q e no facebook: https://www.facebook.com/albufeira.pt/

Albufeira assinou também um protocolo com a APAL- Agência de Promoção de Albufeira, com o objetivo de dar continuidade às ações realizadas pela agência na divulgação turística do concelho, no mercado interno e externo. “A APAL tem vindo a apresentar um trabalho crescente no desenvolvimento de atividades de apoio à promoção da marca “Albufeira”, através da divulgação dos produtos regionais em feiras, congressos e eventos quer nacionais, quer internacionais”, referiu José Carlos Rolo. O Município, sócio fundador da APAL, comparticipa a agência com uma verba de 87 mil euros para 2019. O protocolo foi firmado pelo autarca de Albufeira e por José dos Santos, presidente da direção da APAL.

Na quinta-feira, o destaque foi para a apresentação do XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, que vai realizar-se em Albufeira, de 8 a 10 de novembro. O evento tem como tema os “Sabores do Mar Português – a importância da gastronomia tradicional europeia e os vinhos da Europa”. O Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO) pretende defender os produtos agroalimentares dos países membros: Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria, Grécia, Bélgica e Macau. “Todos os anos este Conselho realiza um Congresso. Em 2011, realizámos em Albufeira e no ano passado, com o apoio do Município de Albufeira, candidatámo-nos para fazer o congresso deste ano. Vencemos e estamos a preparar-nos para receber em Albufeira cerca de 100 confrarias e mais de 700 pessoas. Será talvez o maior congresso que se fez até hoje na Europa”, garantiu José Manuel Alves, vice-presidente do CEUCO.

Durante a apresentação do evento, o presidente da Câmara de Albufeira salientou que “a gastronomia é um dos vetores mais importantes para o nosso destino turístico”. José Carlos Rolo acredita que o congresso trará ao concelho um grande número de pessoas, que tornar-se-ão embaixadores de Albufeira: “Estes eventos, na época baixa, além de serem importantes para dinamizar a economia local, servem igualmente para fidelizar clientes e convidá-los a regressar ao nosso concelho com família e amigos”, destacou o edil.

O presidente da Região de Turismo do Algarve partilhou da mesma opinião: “A gastronomia para o Algarve é obviamente um produto estratégico e, por isso, consideramo-lo transversal a todos os outros produtos. Quando desenvolvemos uma ação promocional fazemos questão de incluir a gastronomia como mote para sol e mar, golfe e turismo de natureza”. João Fernandes acredita que esta é uma “iniciativa que traz conhecimento e reconhecimento”, que vem enriquecer a nossa oferta e vem dar a conhecer o nosso destino. “Sentimo-nos bem à mesa, partilhamos uma sã convivência, ideias para o nosso dia-a-dia, fazemos amigos e temos muito mais facilidade em estabelecer pontes num mundo que constrói muros”, afirmou.

Após a apresentação, que contou ainda com a intervenção do presidente do CEUCO, Carlos Martin Cosme, o Município aproveitou para realizar uma degustação com alguns dos produtos que fizeram parte da candidatura de Albufeira, uma das vencedoras das “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”. A cataplana do Chef Henrique Leandro, a laranjas do barrocal e os vinhos da Adega do Cantor foram dados a provar aos visitantes.

No fim-de-semana, a BTL abriu as portas ao público que teve a oportunidade de conhecer de perto o que Albufeira tem para oferecer. Desde alojamento a gastronomia, passando pelos eventos e cultura, até ao património natural das praias e do interior do barrocal, muitas foram as opções que o stand de Albufeira apresentou aos mais de 70 mil visitantes que passaram pela feira, considerada a maior do género realizada em Portugal.
 

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