ALBUFEIRA OFICIALIZOU ABERTURA DA ÉPOCA BALNEAR

A manhã do dia 16 de maio marcou o arranque oficial de mais uma época balnear nas 25 praias de Albufeira, todas elas galardoadas com Bandeira Azul. A cerimónia decorreu na praia dos Pescadores, uma das zonas balneares mais emblemáticas do concelho, na presença das várias entidades envolvidas. Para destacar a importância da segurança na praia foi realizada uma simulação de afogamento e salvamento por parte da Autoridade Marítima e Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), que deram a conhecer os equipamentos utilizados e relembraram as principais regras de segurança.

Apesar da Época Balnear ter arrancado em Albufeira no dia 15 de maio, foi na manhã do dia seguinte que a Câmara Municipal assinalou a data, que marca um dos períodos mais importantes para o concelho.

A cerimónia juntou na praia dos Pescadores representantes das várias entidades envolvidas, entre a Autoridade Marítima, GNR, ANSA, Agência Portuguesa do Ambiente - Região Hidrográfica do Algarve, Bombeiros Voluntários de Albufeira, APAL- Agência de Promoção de Albufeira, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e os concessionários de praia. Na assistência, destaque para a presença dos alunos da EB 1 dos Brejos e EB1 de Olhos de Água.

Carlos Silva e Sousa agradeceu publicamente aos intervenientes, referindo que “todos temos que remar para o mesmo lado, oferecer excelência nos serviços e zelar pela segurança dos utentes para que quem nos venha visitar leve daqui uma boa imagem e torne-se cliente de Albufeira.” O presidente da Câmara Municipal assegurou que “todas as praias têm os meios preparados para que a segurança dos banhistas seja uma realidade e esta seja uma excelente época balnear”.

Do programa constou uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, em que foram realizados vários tipos de salvamento com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade, uma embarcação salva-vidas e uma mota de salvamento. Já no areal estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à Autarquia com exceção da zona concessionada que é da responsabilidade do concessionário, sendo esse lixo posteriormente recolhido pelos serviços municipais.

Refira-se que Albufeira tem assegurado, desde 2009, o alargamento do período de funcionamento da época balnear, contado com a colaboração de todas as entidades para garantir a segurança dos veraneantes e certificar a qualidade da água balnear durante muito mais tempo.

A vereadora do Ambiente da Câmara de Albufeira, Ana Vidigal, fez questão de agradecer “a todas as entidades presentes e serviços responsáveis por fazerem com que as nossas praias sejam bem utilizadas e levem o nome e imagem da nossa terra ao mundo inteiro”. A autarca elogiou o trabalho dos concessionários, sem os quais não seria possível fazer a abertura da época balnear antecipadamente e também de todos os parceiros que contribuem para o bom acolhimento de quem nos visita, turistas nacionais e internacionais, que levam o Município a ter a projeção que tem em termos de qualidade”. Ana Vidigal dirigiu uma palavra especial às crianças, explicando-lhes a importância “do trabalho realizado por todas as entidades ali presentes, que contribuem para a boa manutenção da praia”, evidenciando assim o importante papel da Educação Ambiental nas escolas.

Durante a cerimónia foram anunciadas as praias acessíveis que este ano serão equipadas com cadeiras/ andarilhos e tiralôs, que vêm facilitar o acesso à praia e à água a pessoas com mobilidade reduzida. As cadeiras serão entregues nas praias da Galé Oeste, Oura e Santa Eulália, enquanto o tiralô irá servir as praias dos Salgados, Pescadores, Inatel, Maria Luísa e Rocha Baixinha. Saliente-se que o tiralô já existe nas praias de Galé Oeste, Salgados, Manuel Lourenço, Evaristo, Peneco, Pescadores, Oura, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

À entrada da praia dos Pescadores está patente uma exposição fotográfica das praias do concelho, que contém imagens captadas pelos participantes do concurso “Descobre e Fotografa o Património Ambiental de Albufeira”, promovido pela Autarquia. Albufeira é por mais um ano consecutivo recordista em Bandeiras Azuis, tendo conquistado este ano 26 galardões, mais um do que no ano passado e o máximo desde que esta distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira frisou que “ o mar é o cartão-de-visita da cidade e esta imagem, uma das mais fotografadas a partir do Pau da Bandeira, é o resultado do trabalho de todos. É como um puzzle, se faltar uma peça não funciona, desde os concessionários, Proteção Civil, Marinha, Bombeiros, funcionários municipais, empresários, políticos e utentes”. Paulo Freitas referiu que as 26 Bandeiras Azuis são “um motivo de orgulho em termos de ambiente e de qualidade” e destacou o trabalho realizado pela APAL, “essencial na promoção de Albufeira dentro e fora de portas, porque é o elemento canalizador e angariador de clientes para Albufeira.”