ALBUFEIRA É LÍDER NACIONAL EM PRAIAS QUALIDADE DE OURO

O primeiro lugar do ranking Qualidade de Ouro 2017 é ocupado pelo concelho de Albufeira, com 23 zonas balneares classificadas, mais uma que no ano anterior com a entrada da praia de Olhos de Água para a lista da Quercus. Aos galardões dourados somam-se 26 Bandeiras Azuis, que colocam Albufeira no topo em matéria de qualidade ambiental.

Albufeira volta a ser o concelho a nível nacional com o maior número de praias com Qualidade da Água de Ouro, galardão que ostenta há sete anos consecutivos. Esta época são 23 as zonas balneares classificadas com o grau de Ouro, mais uma do que no ano passado, com a praia de Olhos de Água a entrar para a lista nacional.

O galardão é atribuído no início de cada época balnear pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares do país, cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade, ou seja, as análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) têm de apresentar o nível de “excelente” durante os últimos cinco anos. Este ano foram classificadas as seguintes praias com qualidade de Ouro: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé – Leste, Galé – Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha – Baixinha Poente, Salgados, Santa Eulália e São Rafael.

À insígnia de Ouro da Quercus junta-se a classificação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que este ano voltou a atribuir a Albufeira 26 Bandeiras Azuis, uma das quais à Marina de Albufeira. Para Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, “este é o resultado do trabalho que tem vindo a ser feito durante todo o ano para que Albufeira continue na linha da frente no que diz respeito à qualidade das suas praias”. O autarca acredita que estas distinções vêm “reforçar a imagem do maior destino turístico do país, atraindo e fidelizando mais visitantes”. Recorde-se que a Autarquia investiu cerca de 50 mil euros em equipamentos de apoio a banhistas com mobilidade reduzida, dotando todas as praias do concelho com uma cadeira/ andarilho e um tiralô.

No âmbito da candidatura das praias ao galardão Bandeira Azul, o Município realiza durante os meses de julho e agosto, um conjunto de atividades de Educação Ambiental, como ações de informação e jogos, que pretendem consciencializar os utentes para a necessidade de adoção de boas práticas ambientais no dia-a-dia e zelar pela sua segurança e conforto. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 11h00, nos locais referidos no calendário.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JULHO