ALBUFEIRA INVESTE 215 MIL EUROS NO APOIO A CLUBES DESPORTIVOS

A Câmara Municipal de Albufeira voltou a celebrar Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo para o ano de 2017 com nove clubes e associações desportivas do concelho. No total, a autarquia investiu mais de 200 mil euros no apoio financeiro aos clubes, que este ano viram reforçada a verba destinada aos transportes. Ao todo foram beneficiados 4229 atletas, praticantes de 21 modalidades. Até ao final do ano, o Município irá assinar os Contratos-Programa com os restantes clubes do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira procedeu à assinatura de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com nove clubes e associações do concelho, que vão beneficiar 4229 atletas, dos quais 1593 são federados, praticantes de 21 modalidades, entre as quais, patinagem artística, voleibol, basquetebol, ginástica acrobática, ginástica rítmica, ténis, artes marciais, karatê, futebol, futsal, futevolei, atletismo, jiu-jitsu, muay thai, cicloturismo, ciclismo, squash, judo, danças de salão, natação, triatlo.

Os clubes e associações contemplados foram o Guia Futebol Clube, Bellavista Desportivo Clube, Clube Desportivo Areias de São João, Imortal Basket Clube, Atlético Clube de Albufeira, Associação Centro Karaté Shotokan Algarve –ACKSA, Clube de Artes Marciais de Albufeira e a ARPA- Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira. “Até ao final do ano iremos celebrar Contratos Programa com os restantes clubes e associações, que não disponibilizaram de imediato toda a documentação necessária para podermos viabilizar os Contratos”, esclarece Carlos Silva e Sousa.

O total da comparticipação atinge os 215 mil euros, montante superior ao concedido em 2016, ano em que a Câmara de Albufeira investiu 170 mil euros na celebração de Contratos Programa – e que já havia registado um aumento de 20% em relação a 2015 – valor que contemplou 16 clubes e coletividades, 2.894 atletas, dos quais 1.790 são federados, e 32 modalidades desportivas.

Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município, que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.

“O Município tem seguido uma política ativa de colaboração com os clubes que mobilizam praticantes residentes no concelho. Para além da comparticipação financeira, prestamos ainda apoio a nível logístico e promocional, disponibilizamos transporte e combustível, bem como instalações para a realização de treinos e jogos”, explica o presidente da Câmara Municipal, realçando o facto de este ano ter sido criada uma verba suplementar para “assegurar as questões relacionadas com o transporte, nomeadamente o aluguer de viaturas para a deslocação das equipas, uma vez que a autarquia não tem capacidade para ceder transporte municipal a todas as coletividades”. No total, foi concedida uma comparticipação financeira no valor de 24 mil euros para este fim.

Os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo estão enquadrados no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo (PAAD) que tem como objetivo apoiar a prática desportiva no concelho, nomeadamente o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer ao nível da formação e ocupação do tempo livre dos jovens, fomentando hábitos de vida saudáveis, quer na vertente da competição.