ALBUFEIRA ILUMINA TORRE DO RELÓGIO DE AZUL

No próximo dia 2 de abril (segunda-feira) a Torre do Relógio, em Albufeira, estará iluminada de azul, uma forma simbólica do Município se associar ao maior movimento mundial de sensibilização e consciencialização para a problemática do Autismo. Neste dia vista-se de azul e ajude-nos a iluminar esta causa!

No próximo dia 2 de abril, a Câmara Municipal de Albufeira associa-se ao movimento internacional “Light it up Blue” através da iluminação da Torre do Relógio de azul, numa chamada de atenção para a problemática do autismo, uma doença que já é considerada a epidemia do século XXI.

Decretado pela Organização das Nações Unidas em 2007, o Dia Mundial do Autismo é  celebrado mundialmente a 2 de abril, através de um movimento global de sensibilização que ano após ano tem vindo a conquistar a adesão de importantes entidades.

Neste dia vários monumentos icónicos em todo o mundo iluminam-se de azul para demonstrar o seu apoio à causa. Também as famílias e indivíduos podem juntar-se ao movimento ao vestir roupa azul, colocar nas redes sociais a cor azul e a frase “Azul para brilhar, uma luz sobre o Autismo” ou iluminando a sua casa de azul.

Segundo a ONU, estima-se que existem mais de 70 milhões de pessoas com Autismo, afetando cerca de uma em cada 150 crianças. Os sintomas são diversos e vão desde a dificuldade na aprendizagem, fala, expressar ideias e sentimentos, relacionamentos, estabelecer contacto visual, existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados como ficar muito tempo sentado a balançar o corpo, comportamentos agressivos, ou o interesse por algo específico, a situações de aumento da sensibilidade sensorial. Não existe cura para a doença, no entanto alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, permitindo uma melhor adaptação à vida em sociedade.

Em Portugal, existem diversas entidades dedicadas a esta realidade. A Federação Portuguesa do Autismo, a Vencer Autismo, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo do Norte e a Associação de Amigos do Autismo são as mais conhecidas.

Neste dia junte-se ao movimento “Light itu p blue” e ajude-nos a iluminar esta causa!

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...