ALBUFEIRA FOI UM DOS QUATRO FINALISTAS A MUNICÍPIO DO ANO 2016

O Município de Albufeira foi um dos quatro finalistas regionais candidatos a “Município do Ano 2016” com a apresentação do projeto Chapim. Tratou-se de uma iniciativa da UM-Cidades que distingue projetos inovadores em todo o país e ilhas. Ao todo foram nove regiões a concurso, num total de 36 candidaturas. O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, representou o Município na cerimónia, que teve lugar no passado dia 3 de junho, em Sagres.

Albufeira integrou a lista dos 36 finalistas candidatos a “Município do Ano 2016”, um evento organizado pela plataforma UM-Cidades com o apoio do Jornal Correio do Minho e da Universidade do Minho.

O Município de Vila do Bispo (Sagres), vencedor de 2015, foi o anfitrião da terceira edição do evento, no passado dia 3 de junho. Apesar de não ter sido vencedora, a Câmara Municipal de Albufeira foi uma das quatro finalistas da região do Algarve, no ano em que se registou um número recorde de 93 candidaturas em diferentes categorias. Desses Municípios foram apurados 36 candidatos, quatro em cada uma das nove categorias.

Albufeira candidatou-se ao título regional com o projeto Chapim, que consiste no controlo de forma biológica da lagarta do pinheiro através da colocação de ninhos de chapim em diversas zonas do concelho, criando condições para o aumento dos efetivos desta ave, que se alimenta sobretudo da processionária. Este projeto alia inovação, educação e ambiente e visa, sobretudo, envolver todos os membros da sociedade, desde alunos, pais, professores e entidades locais, na educação para um ambiente sustentável. Recorde-se que o projeto tem uma vertente pedagógica importante no que respeita à preservação dos habitats e da biodiversidade. No início de cada ano letivo os estabelecimentos de ensino que se inscreveram na atividade recebem uma palestra, que tem por objetivo dar a conhecer as espécies de chapins mais frequentes e aprender a construir os ninhos e os comedouros.