ALBUFEIRA FIRMA CONTACTOS COM FRANÇA

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira continua a estar presente em eventos de cariz internacional, no sentido de levar mais longe o nome de Albufeira. Desta vez, marcou presença, juntamente com empresários do concelho, no VI Salão do Imobiliário e do Turismo Português, em Paris. De lá, trouxe o compromisso de colocarem Albufeira no destino das viagens dos lusodescendentes.

Albufeira marcou presença na 6.ª edição do Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que teve lugar de 12 a 14 de maio, no Parque de Exposições da Porta de Versalhes, em Paris, e que este ano contou com um número recorde de 200 expositores. O objectivo foi o de potenciar os contactos com França, já iniciados a propósito de outros eventos de cariz Internacional. A par de Albufeira, salientou-se a presença dos Municípios de Olhão, Seixal e outros da região de Coimbra, os quais estiveram representados pelos seus autarcas. No caso de Albufeira, para além das presenças do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa e do Vereador Rogério Neto, estiveram também Vitor Vieira, em representação da Assembleia Municipal de Albufeira e vários empresários do sector imobiliário.

O último dia foi para celebrar o “Dia da Europa”, numa organização do Município da “grande Paris, Aulnay-sous-Bois, e para o qual a comitiva de Albufeira foi uma das que foi convidadas a integrar a festa que assinala as diversas comunidades ali residentes. Note-se que é vereador na Câmara de Aulnay-sous-Bois o luso-descendente Paulo Marques, igualmente presidente da “Civica”, uma associação de autarcas com raízes portuguesas.

Carlos Silva e Sousa foi também recebido pelo seu congénere de Aulnay-sous-Bois, Bruno Beschizza, juntamente com outras individualidades, designadamente Ivo Goldstein, embaixador da Croácia, Karolina Smaga, cônsul da Polónia, Catherine Lalumière, ex-ministra de França e Presidente de La Maison de l’Europe (Paris) e a sua directora, Úrsula Serafim. Convidado a discursar, Carlos Silva e Sousa apresentou Albufeira em francês e dissertou sobre a pertinência actual dos princípios da Revolução Francesa, e no que a trilogia conceptual de “Liberdade, Igualmente e Fraternidade” importa para a construção do ideal da Europa, que é o da Paz.

A salientar que o autarca teve ainda um encontro com o Secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, a quem apresentou diversas questões relacionadas com o investimento estrangeiro em Albufeira. Ainda dentro desta matéria, reuniu-se com Hermano Sanches Rui, vereador da Câmara de Paris e Presidente da “Associação Activa” (de autarcas lusodescendentes), no sentido de articular formas de intercâmbio em diversas áreas.