ALBUFEIRA E SAL REFORÇAM LAÇOS DE COOPERAÇÃO

O presidente da Ilha do Sal, em Cabo Verde, esteve de visita a Albufeira, onde foi recebido por José Carlos Rolo, nos Paços do Concelho. Os autarcas dos dois municípios reuniram com o executivo de Albufeira para trocar experiências e encontrar formas de cooperação ao abrigo do acordo de geminação que une ambas as cidades há 21 anos. Júlio Lopes aproveitou a estadia para visitar a Festa da Espiga no Centro Educativo do Cerro do Ouro, o OPTO- Fórum de Educação e Formação do Algarve e a zona antiga da cidade, encerrando a agenda com a sua participação na Assembleia Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo recebeu a visita de Júlio Lopes, presidente da Ilha do Sal, eleito em 2016, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e de cooperação que unem os dois municípios há 21 anos. O presidente salense, acompanhado por Altino Ferreira, Cônsul do Sal em Portugal, foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara e restante executivo, pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e pelo presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, ex-autarca do Câmara de Albufeira.

Durante o encontro, Júlio Lopes referiu que o Sal vive essencialmente do Turismo, “a sua grande riqueza”, um setor que Albufeira lidera e com quem o município cabo-verdiano tem muito para aprender. “A Ilha do Sal está a apostar fortemente no Turismo e queremos conhecer de perto o trabalho que é feito noutras cidades para aprendermos com quem sabe”, confessou o presidente salense, solicitando a cooperação de Albufeira em matéria de requalificação urbana (iluminação, espaços verdes, passeios), para que sejam criadas as infraestruturas necessárias ao desenvolvimento turístico.

Recorde-se que os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997. No âmbito deste Acordo, foram estabelecidos diversos protocolos. O último contacto decorreu em 2016, com a visita de uma delegação da ilha cabo-verdiana a Albufeira e com a posterior participação de Albufeira na Conferência das Cidades Geminadas com Sal, organizada pelo município salense.

“Cabo-Verde é um povo amigo, um povo irmão, e a Ilha do Sal e Albufeira encontram-se ligadas há mais de duas décadas por um acordo geminação, que promove a amizade, o convívio e a cooperação nas mais diversas áreas, como o Turismo, Educação, Juventude e Cultura”, salientou José Carlos Rolo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu ainda que estas visitas têm o propósito de reforçar a geminação e os laços de amizade existentes entre os dois municípios: “queremos dar continuidade ao relacionamento e intercâmbio que ao longo destes 21 anos temos mantido com a Ilha do Sal, que já atravessou diversos executivos, e que tem sido bastante positivo para ambos os concelhos”.

O Município de Albufeira tem vindo a prestar apoio ao Sal em matéria de Educação, Rede Viária, Saneamento e Cultura. Albufeira é um nome que se encontra disseminado por toda a ilha, designando creches, salas de apoio cultural e diversas infraestruturas, fruto do empenho da autarquia albufeirense no desenvolvimento das condições da qualidade de vida da população.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...