ALBUFEIRA DEDICA PROGRAMA DE QUATRO DIAS ÀS COMEMORAÇÕES DE ABRIL COM EXPOSIÇÃO POR TODO O MÊS

Um programa bem recheado de iniciativas é o que o Municipio de Albufeira propõe para comemorar o 25 de Abril. Destaque para o reconhecimento oficial das entidades que estiveram na chamada “linha da frente” no combate à Covid-19, numa cerimónia a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 25. Na noite anterior, Luis Trigacheiro sobe ao palco do Auditório Municipal para um concerto que contará com a participação do Coro da Casa do Alentejo em Albufeira. Caminhada do 25 de Abril, “Caminhada no Algarvensis – Percurso do Planalto Escarpão”, Campeonato de Futebol Infantil Albufeira – Golfinhos e VI Duatlo 25 de Abril do FC Ferreiras marcam a parte desportiva. A não perder ainda, a Conferência “Revolução de Abril no Algarve”, com a presença dos coronéis José Castelo Glória Alves e Carlos Leal Branco, no dia 22 e a exposição, até 29 de abril, “E depois do adeus”, na Galeria Pintor Samora Barros.

As comemorações deste ano em Albufeira da Revolução do Cravos, arrancaram logo no primeiro dia de abril com a exposição fotográfica de Marques Valentim, intitulada “E depois do adeus”, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, uma ação que integra o Programa Oficial da Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que poderá ser visitada até ao dia 29 de abril. A inauguração contou com a presença do autor, tendo sido recebido pelo Vice presidente, Cristiano Cabrita.

O grande dia, dia 25 de Abril, fica marcado este ano pela Cerimónia de Reconhecimento e Homenagem aos profissionais da “linha da frente” de atuação contra o Covid-19 do concelho. Vai ter lugar às 09h45 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Cumprindo a tradição, antes desta cerimónia, terá lugar, frente ao edifício da Câmara Municipal, às 09h30, a habitual Cerimónia Oficial do Hastear da Bandeira com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao som do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Neste dia, o desporto marca o seu lugar, com a realização de três eventos. Um deles é o VI Duatlo 25 de Abril, organizado pelo FC Ferreiras. Esta prova faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve e vai acontecer às 11h00, no Estádio da Nora. Às 15h00 arranca 3.ª etapa de jogos da 13.ª Edição do Campeonato de Futebol Infantil Albufeira – Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira, sendo que a 2.ª etapa deste campeonato terá lugar no dia 23, às 15h00, no Estádio João Campos, em Paderne. Quando forem 20h00, e cumprindo a tradição, regressa a Caminhada do 25 de Abril do grupo “Caminhadas ao Luar”, com ponto de encontro no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, às 20h00.

O programa do 25 de Abril em Albufeira reserva ainda outras propostas, como a conferência “Revolução de Abril no Algarve”, com o Coronel José Castelo Glória Alves e o Coronel Carlos Leal Branco, duas figuras das forças militares que viveram de perto a Revolução e o início da democracia no Algarve. Será na sexta-feira, dia 22, às 15h00, no Arquivo Histórico Municipal. No dia 23, às 09h00, há ainda a “Caminhada no Algarvensis – PR4 ABF: Percurso Planalto Escarpão”, com ponto de encontro no Estádio João Campos, em Paderne.

Um dos momentos mais esperados do programa prende-se com o espetáculo das Comemorações de Abril, que este ano será com Luís Trigacheiro, um concerto de entrada livre (sujeita à lotação da sala) no Auditório Municipal, na noite que antecede a efeméride. Luis Trigacheiro tem-se dedicado ao revivalismo do Cante Alentejano, pelo que o cantor estará em palco na noite do dia 24 com o Coro da Casa do Alentejo em Albufeira. O concerto começa às 21h30 e terminará, com o habitual “Grândola, vila morena”.