ALBUFEIRA CONTINUA A LIDERAR O RANKING DAS PRAIAS COM QUALIDADE DE OURO

Albufeira é o concelho com mais praias classificadas com “Qualidade de Ouro”, 20 zonas balneares, a que se juntam 26 Bandeiras Azuis (25 praias mais a Marina), “o que confirma a liderança do Município ao nível da qualidade ambiental da sua zona costeira e vem reforçar a imagem de maior destino turístico do País”, sublinha o presidente José Carlos Rolo, que aproveita para apelar a que todos, residentes e turistas, cumpram as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde para que possamos viver um verão em segurança, usufruindo da beleza e da qualidade ambiental das nossas praias.

A poucos dias do início oficial da abertura da época balnear no concelho (1 de junho), somam-se as boas notícias para Albufeira. Depois de ser reconhecido como líder das Bandeiras Azuis da Europa, o Município volta a ocupar o primeiro lugar do ranking nacional das praias com “Qualidade de Ouro”, atribuído anualmente pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Este ano, Albufeira foi distinguida com 20 praias com “Qualidade de Ouro”, mais 2 do que no ano passado, graças às suas águas balneares apresentarem excelentes resultados.

Em 2021, a Quercus classificou 392 praias com Qualidade de Ouro, mais 6 do que no ano passado. A região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias, logo seguida do Algarve com 93 bandeiras Qualidade de Ouro. No entanto, foi a região algarvia que registou o aumento mais significativo, com mais 17 galardões atribuídos, o que representa uma subida de cerca de 18%.

Em Albufeira foram classificadas com a insígnia de Ouro as seguintes zonas balneares: Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, S. Rafael, Arrifes, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Falésia/Açoteias, Falésia/Alfamar, Rocha Baixinha Poente, Rocha Baixinha e Rocha Baixinha Nascente.

Refira-se que a atribuição deste galardão é feita no início de cada época balnear pela Quercus, com base em informação pública disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo em consideração apenas as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. Para serem classificadas com “Qualidade de Ouro”, as praias devem cumprir critérios de qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020) e todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli. Para além disso, na última época balnear (2020) não poderá ter acontecido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

“São critérios bastante rigorosos, e que exigem por parte dos Municípios investimentos avultados e atenção e empenho redobrados, para que continuemos a caminhar no sentido da excelência e a dar garantias de segurança a quem nos visita”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.