Albufeira comemorou 47º aniversário do 25 de Abril ao longo de três dias

História, desporto, música e celebrações oficiais, marcaram as comemorações deste ano do 25 de Abril, na sua 47ª edição. “Comemorações diferentes, tal como no ano passado, adequadas ao que estamos a passar”, referiu o presidente da Câmara Municipal, mas que reavivaram o entusiasmo de todos aqueles que assistiram à programação. “A resistência no feminino”, concerto “Zeca” por Pedro Jóia e José Salgueiro e o V Duatlo do 25 de Abril, que juntou 70 atletas masculinos e 13 femininas, com vitória para a equipa do Louletano. Este “não é o feriado de uns ou o feriado de um partido político, é a celebração do que simboliza o cravo vermelho, que há 47 anos foi colocado no cano da arma de um militar, por uma mulher. Foi a força das flores sobre a força das armas”., referiu por fim o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas.

Ao longo de três dias, Albufeira assinalou o 47º Aniversário do 25 de Abril, com diversas iniciativas. “Comemorações diferentes, tal como no ano passado, adequadas ao que estamos a passar”, referiu o presidente da Câmara Municipal, na mensagem de Abril deste ano, no início do concerto de Pedro Jóia, intitulado “Zeca” e que foi transmitido através das redes sociais, a partir do Auditório Municipal de Albufeira. Sobre estas comemorações, José Carlos Rolo lembrou a importância de que se reveste a efeméride, pois “é o dia em que se eleva o Poder Local, formado pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, que trabalham em prol da causa pública, ou seja, para o bem-estar das populações”.

Albufeira começou a festejar a “Liberdade” no dia 23 com uma conferência intitulada "A Resistência no Feminino", pela investigadora Maria João Raminhos Duarte, na qual deu conta, entre outras situações, das inúmeras mulheres algarvias que foram presas durante o regime ditatorial. Esta conferência pode ser assistida aqui:

No sábado, o tradicional concerto de Abril chamou ao palco do Auditório Municipal de Albufeira a magnífica guitarra de Pedro Jóia, que se fez acompanhar por José Salgueiro, nas “expressões”, recordando os grandes temas de José Afonso, num espetáculo a que chamou simplesmente de “Zeca”. Pedro Jóia também apresentou algumas das suas composições, nomeadamente, “Ícaro” e que pode ser “revisitado” em https://www.facebook.com/albufeira.pt/videos/289284479343598

No domingo, dia 25 de Abril, teve lugar a cerimónia oficial com o habitual Hastear da Bandeira com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, cuja fanfarra entoou o Hino Nacional, nos Paços do Concelho.

A efeméride contou também com o V Duatlo 25 de Abril, organizado pelo FC de Ferreiras, uma prova destinada a atletas federados, constituída por uma prova de corrida e ciclismo na estrada. Houve um total de 83 inscritos, 70 atletas masculinos e 13 femininas. Os vencedores absolutos masculinos foram: 1º - Tommy Nikolaisen (Louletano); 2º - Rui Dolores (Amiciclo de Grândola); 3º - Marco Canelas (Triatlo de Faro). As vencedoras em absolutos femininos foram: 1º - Karoline Nikolaisen (Louletano); 2º - Rita Coelho (Triatlo de Faro) e em 3º - Isa Parreira (Futebol Clube de Ferreiras). As equipas vencedoras masculinas foram as do Louletano (1º), do Amiciclo de Grândola (2º) e do Triatlo de Faro (3º). Quanto às equipas vencedoras femininas, a do Louletano continuou a liderar o primeiro lugar, seguido da Triatlo de Faro.

Sobre estas comemorações, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, disse que “acima de tudo, celebramos a Liberdade, no sentido de ficarmos libertos de uma Ditadura, mas também a liberdade de expressão, religiosa, de orientação sexual e outras. Não é o feriado de uns ou o feriado de um partido político, é a celebração do que simboliza o cravo vermelho, que há 47 anos foi colocado no cano da arma de um militar, por uma mulher. Foi a força das flores sobre a força das armas”. “E neste gesto”, concluiu Paulo Freitas, “nesta conquista das liberdades e garantias, reside um alto valor: o respeito de uns pelo outros, que é essencial.”