ALBUFEIRA COMEMORA DIA DO MUNICÍPIO COM DESPORTO, CULTURA, MÚSICA E FOGO-DE-ARTIFÍCIO

No dia 20 de agosto, Albufeira comemora o Dia do Município. O feriado municipal vai ser assinalado com um programa de três dias, que inclui eventos desportivos, a apresentação de uma obra dedicada ao concelho e o tradicional concerto à beira mar, este ano com o fadista Camané. A noite encerra com uma sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.

O Município de Albufeira prepara-se para comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I.

Este ano, o programa volta a começar mais cedo, no dia 19, com um Arraial de Verão, no Mercado Municipal dos Caliços. A partir das 19h00, haverá sardinhada e animação musical com o artista Carlos Coelho. À noite vai realizar-se uma Caminhada Solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Convidamo-lo a participar neste serão de convívio e exercício e a ajudar a Associação Humanitária. O ponto de encontro está agendado para as 20h30, no Largo dos Paços do Concelho.

No dia 20, as cerimónias oficiais têm início às 9h30, com o tradicional Hastear das Bandeiras, junto aos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Guarda de Honra será feita pelos Bombeiros Voluntários e a Fanfarra desfilará pelas ruas da cidade.

As celebrações têm como ponto alto a apresentação do livro “Albufeira Revisitada”, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta obra editada pela Câmara Municipal, são revistos alguns factos da História local e divulgados outros ainda inéditos. Dividido por cinco capítulos e um anexo com personalidades de destaque, ficamos a saber por “Albufeira Revisitada” de que existiu um sábio árabe em Paderne, que o garum foi uma exploração da costa de Albufeira em período romano, que a Santa Casa da Misericórdia foi fundamental no apoio às crianças expostas e que o cientista Heinrich Willkomm descobriu nas margens da ribeira de Quarteira um narciso único em todo o mundo. No prefácio, o presidente da Câmara refere que um dos motivos deste livro é oferecer ao leitor uma viagem por factos e personalidades “que necessitavam de serem resgatadas da sombra para crescerem agora no campo do conhecimento daqueles que aqui vivem e dos que nos visitam”.

O programa do Dia do Município continua com a disputa da 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2016, que irá juntar na Praia dos Pescadores as principais figuras da modalidade. Serão 14 duplas a protagonizar um espetáculo único e a mostrar o que valem nesta praia emblemática, já com tradição no que diz respeito aos pontos altos do Futevólei Nacional. A fase de grupo será disputada no dia 20 e as finais no dia 21 de agosto, ambas às 14h00.

À noite, Camané subirá ao palco da Praça dos Pescadores para um espetáculo emotivo e versátil, onde apresentará ao público os temas do seu novo disco “Infinito Presente”, que entrou diretamente para o primeiro lugar do top nacional de vendas. O músico é um dos nomes incontornáveis e representativos da história do Fado e da música portuguesa, e um dos fadistas mais aclamados a nível nacional e internacional. O título-tema do disco “Infinito Presente” é um poema de David Mourão-Ferreira (cujo título original é “Corpo Iluminado, XII”), poeta de referência na obra de Camané. Às 24h00, os céus da cidade serão coloridos com a tradicional sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores, que marca o encerramento do Dia do Município de Albufeira.

Mas o programa comemorativo só termina no dia 22 de agosto com a “11.ª Prova de Mar de Albufeira”, que terá lugar na Praia dos Pescadores, entre as 9h30 e as 15h30. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Surf Clube de Albufeira.