ALBUFEIRA CELEBRA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA COM MUITA ANIMAÇÃO

Está a chegar mais um Dia Mundial da Criança e o Município de Albufeira tem preparado um programa muito especial para os meninos e meninas do concelho. No dia 1 de junho, o Parque Lúdico vai acolher atividades para todos os gostos, desde pinturas faciais a insufláveis, passando pela dança de roda ou discoteca. No sábado, 4 de junho, a festa será no Auditório Municipal com a apresentação do espetáculo musical “A Bela Adormecida”, que conta com a participação de Mónica Sintra no papel de fada angélica. A entrada é gratuita e aberta a todas as famílias.

O dia dedicado a todas as crianças volta a ser celebrado a 1 de junho. Nesta data, a Câmara Municipal de Albufeira organiza diversos eventos dirigidos aos mais novos. Este ano não será exceção e o espaço escolhido para acolher os festejos é o Parque Lúdico. Entre as 9h00 e as 17h00 serão realizadas várias atividades: pinturas faciais, dança de roda, discoteca, arca das trapalhadas, insufláveis, jogos tradicionais, pinturas com especiarias, modelagem de balões e animação de rua. Os interessados podem ainda visitar a exposição dos trabalhos realizados na Divisão de Educação e Ação Social do Município. Pelas 18h00 será entregue o Primeiro Livro do Bebé – “O Sonho de Mariana”- a todos os bebés nascidos entre maio de 2015 e maio de 2016. Os papás terão direito a receber o livro, uma almofada e um guia de pais.

Mas as celebrações continuam no sábado com o espetáculo “A Bela Adormecida”. Este musical infantil não começa com "Era uma vez" e junta a história da Bela Adormecida ao clássico Pinóquio, interpretadas por um elenco jovem, em que a cantora Mónica Sintra protagoniza a fada Angélica. Com encenação de Tiago da Cruz e produção da companhia Rituais Dell Arte, “A Bela Adormecida” vai estar no Auditório Municipal de Albufeira no dia 4 de junho, às 16h00.

Recorde-se que em Portugal o Dia Mundial da Criança assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. Mais tarde, em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Trinta anos depois, faziam parte integrante de um tratado que os entregou à Lei Internacional, com a adoção da Convenção dos Direitos da Criança.