ALBUFEIRA ASSOCIA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DOS MOINHOS

No próximo dia 7 de abril (sábado) comemora-se o Dia Nacional dos Moinhos, uma iniciativa que tem por objetivo chamar a atenção do público para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Albufeira está a organizar um programa gratuito de visitas guiadas ao Moinho do Cerro do Malpique, que estará aberto ao público, entre as 10h00 e as 16h00.

O Moinho do Cerro do Malpique, inaugurado em agosto do ano passado, foi alvo de uma intervenção de reabilitação do edifício e do engenho, com o objetivo de restituir este importante elemento patrimonial à cidade, quer em termos estéticos e técnicos quer em termos funcionais. O projeto de reabilitação do moinho e da envolvente exterior, orçado em cerca de 144 mil euros, recorreu a técnicas tradicionais e ainda à construção de raiz de um engenho, o que permitiu recuperar a sua função original: a moagem de cereais através da força motriz do vento.

Localizado numa colina sobranceira a uma das principais entradas da cidade, o Moinho do Cerro do Malpique faz parte de um projeto mais alargado: o futuro “Cerro Cultural”, onde irão coexistir o saber ancestral e as energias alternativas, num espaço que funcionará como centro educativo e polo de atração turística.

No dia 7 de abril, a Câmara Municipal de Albufeira convida residentes e turistas a visitarem o Moinho, entre as 10h00 e as 16h00. As visitas estão condicionadas à capacidade do espaço, e serão acompanhadas por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia.

Para mais informações, contactar através dos seguintes números de telefone: 289 599 508| 927 152 852 ou do email: sed@cm-albufeira.pt

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...