ALBUFEIRA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE COM UM PASSEIO PELA LAGOA DOS SALGADOS

No dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, instituído pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar a consciencialização e o conhecimento acerca da biodiversidade. O Município de Albufeira associa-se às comemorações, assinalando a data através de uma visita guiada ao longo do passadiço da Lagoa dos Salgados. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, no Parque de Estacionamento da Praia dos Salgados.

O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992, data em que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, através da realização de uma visita guiada ao longo do percurso pedestre pelo passadiço da Lagoa dos Salgados, dando a conhecer as caraterísticas e curiosidades da fauna e da flora existentes no local.

A visita, que conta com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que disponibilizou os guias de campo necessários à atividade, será guiada pelos técnicos do Município e irá ter lugar no próximo dia 22 de maio (terça-feira), pelas 10h00, com ponto de encontro marcado no parque de estacionamento da Praia dos Salgados, a partir das 9h30.

O vereador responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “a Lagoa dos Salgados constitui património regional de enorme significado a nível biológico, por albergar uma grande variedade e quantidade de aves (mais de 150 espécies) com destaque para as populações de caimão e perna-longa, bem como pela riqueza da flora existente no local”. Rogério Neto refere que a preocupação com as questões ligadas à biodiversidade e à salvaguarda do património ambiental são encaradas com muito cuidado pela Autarquia que ao longo do ano desenvolve várias ações de educação ambiental dirigidas às escolas dos vários níveis de ensino e à população em geral.

Durante o ano, as visitas à Lagoa dos Salgados podem ser acompanhadas pelos técnicos da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes da Autarquia, mediante marcação prévia, ou com recurso a guias de orientação, devendo os visitantes seguir os trilhos marcados no terreno, de modo a evitar o pisoteio das dunas, contribuindo para a sua preservação.

Para participar na visita do dia 22 de maio basta comparecer no local, no dia e hora marcados, com vestuário e calçado confortável, chapéu ou boné, água, equipamento próprio para observação de aves (para quem não tiver a Autarquia disponibiliza) e câmara fotográfica para registar o momento para a posteridade.

Para mais informações, contactar através dos telefones: 289 598 829/ 289 599 632 ou do email: educação.ambiental@cm-albufeira.pt

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...