ALBUFEIRA ACOLHEU XII CAMPEONATO DO MUNDO DE PESCA EM BARCO FUNDEADO

Chegou ao fim o XII Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado – Clubes, que decorreu de 19 a 26 de outubro, em Albufeira. Os 117 atletas dos 24 clubes em representação de sete países reuniram-se na passada sexta-feira para a cerimónia de encerramento e entrega de prémios. O Clube de Pesca Desportivo e Náutico de Albufeira conquistou o terceiro lugar, partilhando o pódio com Espanha e Itália. O peixe capturado durante o Campeonato foi doado a quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

“Albufeira tem as condições ideais para a prática da nossa modalidade e os albufeirenses sabem receber como ninguém. Estou certo que todos os participantes desta competição levam Portugal e Albufeira no coração e irão recordar-se deste local pelos melhores motivos”, destacou Carlos Vinagre, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM), durante a cerimónia de encerramento e de entrega de prémios do XII Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado – Clubes.

O Campeonato teve lugar em Albufeira, de 19 a 26 de outubro, e foi disputado por 117 atletas de 24 clubes provenientes da Bélgica, Eslovénia, Espanha, Itália, Irlanda, Portugal e Suíça. Os italianos da Tubertini foram os vencedores, na segunda posição ficou o Clube Náutico Marina Internacional Torre Vieja, de Espanha, e o terceiro lugar foi ocupado pelo Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira.

“Ficámos muito contentes com a classificação do nosso concelho neste campeonato, mas mais do que isso, sentimo-nos gratos por acolher este evento desportivo e orgulhosos por termos proporcionado as melhores condições para a sua realização”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, instituição que apoiou a iniciativa. O autarca garantiu que continuará a apoiar eventos desta natureza, que “privilegiem o mar e impulsionem a economia local numa altura em que o concelho tem menos turistas”.

As equipas foram pontuadas de acordo com a quantidade de exemplares pescados, cada um com um determinado valor unitário. O peixe capturado - na sua maioria sargos, choupas, bicas, besugos e garoupas- foi entregue à Cruz Vermelha Portuguesa- Centro Comunitário de Silves- Albufeira, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne e Bombeiros Voluntários de Albufeira.

No final, a bandeira da Federação Internacional de Pesca Desportiva no Mar foi entregue em mãos aos representantes de Espanha, o país que irá organizar a edição de 2020 do Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado – Clubes.